Memórias póstumas

O escalador, paraquedista e base jumper Ian Flanders

Em julho de 2015, o base jumper norte-americano Ian Flanders morreu praticando seu esporte em um festival na Turquia. Acostumado a voos de wingsuit arriscados, Ian se acidentou durante um salto de paraquedas feito de um teleférico a cerca de 300 metros de altura. Ele estava acompanhado por seu amigo e parceiro de escaladas e voos Matt Blank.

Há algum tempo, Matt começou a escrever cartas para pessoas queridas, para serem lidas caso ele morresse de repente, de acordo com os riscos inerentes aos esportes que praticava. Uma das cartas era para Ian, uma homenagem e um agradecimento aos anos de amizades dos dois. Agora a carta virou o fio condutor de um curto documentário, que serviu como homenagem ao amigo. Produzido pelo diretor Anson Fogel, da produtora Camp4 CollectiveWhen We Were Knights mostra a bonita relação de amizade dos dois. A seguir, trechos da mensagem e o emocionante vídeo:

“Bom, Ian, se você está lendo isso, significa que eu tive um dia ruim. Mas também significa que você está bem, então esse é o lado bom. Não há jeito de descrever tudo que vivemos juntos, confio em você para saber o que significa tudo o que eu não disser. Tenho sorte de ter ido antes de você. Sempre achei que nós ficaríamos velhos juntos, mas se isso não acontecesse, eu não teria ideia do que fazer sem você. Obrigada por ser você, Ian. Nunca conheci ninguém mais incrível e parece que nunca vou conhecer. Sei que deixamos muitos projetos sem terminar e muitas paredes sem escalar, e eu não poderia ter pedido um parceiro melhor. Uma vez alguém me perguntou o que te fazia um parceiro de escalada tão bom, e eu disse que você sempre acreditou que sua contribuição na dupla deveria ser fortalecer o seu parceiro, eu. Chegamos mais longe juntos do que eu poderia ter imaginado sozinho. Aprendi tanto com você, as lições que você me deu certamente mudaram a minha vida para melhor.”

https://www.youtube.com/watch?v=N5ggiVQltCU