Elas atraem os mais diversos tipos de corredores. Independente da distância ou nível do atleta, as meias de compressão podem ser vistas com frequência em provas e treinos, em pistas, asfalto e até trilhas.
Leia também
+ 9 dicas de corrida para iniciantes
+ Como começar a praticar corrida de trilha
Paulo Zogaib, médico do esporte, explica que a principal função das meias de compressão é facilitar o retorno venoso, restituindo o fluxo de sangue da musculatura que tem uma queda durante a prática da corrida. “Com o uso da meia de compressão, auxiliamos o retorno do sangue para os músculos, fazendo com que a performance não diminuía”
Ele também explica que as meias de compressão podem ser usadas tanto durante como depois da corrida: sendo que na última etapa elas contribuem para a recuperação muscular, propiciando maior oxigenação e remoção de lactato. Entre os atletas amadores e profissionais, o benefício mais percebido é justamente no pós-treino. Alguns dizem que as meias aceleram muito a recuperação; já durante a corrida, não sabem dizer se o efeito é real ou “placebo”: ou seja, sentem-se mais protegidos e velozes e essa força mental os empurra para frente
Se você decidir experimentar, vale a pena consultar antes um fisiologista do esporte, com experiência com corredores. O uso indevido pode trazer dor, diminuir a circulação do sangue e assim, prejudicar o corredor ao invés de ajudá-lo.