Meia Maratona das Cataratas e o que fazer em Foz do Iguaçu

Por Redação

Meia Maratona das Cataratas e o que fazer em Foz do Iguaçu
Foto: Divulgação/Meia Maratona das Cataratas

A Meia Maratona das Cataratas, realizada em Foz do Iguaçu (PR), é uma das provas mais bonitas do mundo. A 14ª edição do evento acontece no Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural reconhecido pela Unesco, no próximo fim de semana, dia 7 de maio, e as inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (1º).

+ Aventuras no Parque Nacional Iguazú, o lado argentino das Cataratas do Iguaçu
+ 5 dicas para te ajudar a seguir o treinamento da meia maratona

A prova é realizada no cenário das Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo, e tem as categorias de 8 km e 21 km.

Vale lembrar que a inscrição de moradores de Foz do Iguaçu e das demais 13 cidades vizinhas ao parque, integrantes do Passe Comunidade, tem 20% de desconto. As incrições podem ser feitas no site do evento.

14ª Meia Maratona das Cataratas

PROVA 8KM – Desafio das Cataratas
Acesso ao local da prova: Centro de Visitantes do Parque
Largada e chegada:
Guarda-volumes: 7h
Largada: 8h30
Tempo limite da prova: 3h
Premiação: 10h30 (Início)
Transporte / Retorno: 10h30

PROVA 21KM – Meia Maratona Cataratas
Acesso ao local da prova: Centro de Visitantes do Parque
Largada e chegada:
Guarda-volumes: 7h
Largada: 8h30
Tempo limite da prova: 3h
Premiação: 10h30 (Início)
Transporte / Retorno: 10h30

A Go Outside vai acompanhar a 14ª Maratona das Cataratas de perto. Fique de olho em nossas redes sociais para conferir o melhor do evento!

Turismo em Foz do Iguaçu

Pelo potencial de atividades outdoor e de ecoturismo da cidade, no entanto, a Meia Maratona das Cataratas é uma experiência além da corrida. É possível conhecer a região antes ou depois da prova, com roteiro de mais alguns dias.

Como chegar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu está localizada na região Trinacional (Brasil, Argentina e Paraguai), no extremo oesto do estado do Paraná. A cidade fica a 760 km de Curitiba e pode ser acessada de carro pela BR-277, a “Grande Estrada” ou “Rodovia Transversal”.

Outra forma de chegar ao município é de avião. O aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) fica a 13 km do centro da cidade recebe voos diretos de São Paulo (CGH, GRU e VCP), Rio de Janeiro (GIG), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC), Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e ainda Santiago (CHI) e Montevidéu (URU). O local conta com estacionamento 24 horas e tem ponto de táxi e de ônibus do transporte público de Foz do Iguaçu.

Na cidade também há aplicativos de transporte, como Uber e 99. Outra opção é alugar carros em Foz. Existem locadoras de veículos a cerca de 200 metros do aeroporto.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Destino perfeito para amantes do universo outoodr, Foz do Iguaçu tem um grande potencial de ecoturismo em meio à Mata Atlântica. A região é cercada pelo Parque Nacional do Iguaçu e pelos rios Paraná e Iguaçu.

Segundo o Boletim de Dados Turísticos de 2023, divulgado pela Secretaria Estadual de Turismo, quatro dos cinco atrativos mais visitados no Paraná estão em Foz do Iguaçu. São eles:

  • Parque Nacional do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são a atração principal do Parque Nacional do Iguaçu, considerado referência internacional na conservação da natureza e no turismo sustentável, tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural. A atração natural está localizada na fronteira de áreas do Brasil e da Argentina.

A experiência começa no embarque no ônibus do Parque, que proporciona uma ampla visão das exuberâncias naturais do parque até chegar à famosa Trilha das Cataratas. Chegando à Trilha, os visitantes se deparam com as Cataratas do Iguaçu e fazem uma caminhada até chegar nas quedas d’água. Lá, são oferecidos passeios de navegação pelas Cataratas.

  • Parque das Aves

Fundado em 1994, o Parque das Aves é um centro internacionalmente reconhecido de recuperação e conservação de aves, localizado em meio à rica e exuberante Mata Atlântica, vizinho ao Parque Nacional do Iguaçu.

É um passeio que permite contato direto com mais de 1320 aves, abrangendo cerca de 143 espécies diferentes, assim como também conhecerá o maior viveiro de voo de araras do mundo. São 16,5 hectares de Mata Atlântica mantidos para formar o melhor habitat para os animais. O Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica.

  • Marco das Três Fronteiras

O atrativo reúne Brasil, Argentina e Paraguai e apresenta muita cultura, uma geografia singular entre nações e diversas histórias. Contemple e pôr do sol e assista um show latino entre os três países em um ambiente de praças que permitem uma viagem no tempo.

À noite, o local apresenta um show de luzes e águas em volta do obelisco, além de apresentações culturais de danças típicas dos três países e uma encenação da “Lenda das Cataratas”, que valoriza a cultura dos povos indígenas, primeiros habitantes da região.

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu

Maior usina hidrelétrica do mundo, Itaipu é a atual recordista mundial em geração de energia e é considerada uma das 7 maravilhas da engenharia moderna. Construída no Rio Paraná, sétimo maior rio do mundo, entre o Brasil e Paraguai, tem 8 km de largura, 196 m de altura máxima, e um lago com 1350 km² de extensão.

O local tem passeios de barcos pelo lago e passeios noturnos pela usina, são eles Itaipu Iluminada, Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial, Refúgio Biológico, Itaipu By bike.

Saiba mais

Confira mais sobre Foz do Iguaçu no site oficial do turismo de Iguaçu. Também é possível buscar informações sobre os atrativos turísticos da região diretamente com o Plantão de Turismo da cidade clicando aqui.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo