Duas horas por semana, 20 minutos por dia. Essa é a quantidade de tempo na natureza que os médicos e outros profissionais de saúde em Ontário, Canadá, podem agora prescrever aos pacientes. É parte de uma nova iniciativa chamada Park Prescriptions, ou PaRx, que reconhece os tremendos benefícios à saúde que vêm do tempo passado na natureza.
Em entrevista à Rádio CBC, a médica de família Melissa Lem disse que a natureza deve ser considerada o quarto pilar da saúde, além da alimentação, exercícios e sono, e que os governos devem designar os espaços verdes como parte essencial do sistema de saúde.
Leia também:
+ Porque viver perto da natureza é melhor para sua saúde
+ Onde curtir a natureza nas principais capitais do Brasil
O site PaRx descreve apenas algumas das descobertas de centenas de estudos sobre os efeitos da natureza na saúde humana. São diversas: passar um tempo em uma área verde como um bosque diminui os níveis de hormônio do estresse em 15 minutos e reduz a inflamação em adultos com DPOC e o risco de infecções pulmonares. Aumentar o tempo na natureza também torna a pessoa menos propensa a desenvolver doenças cardíacas, pressão alta ou diabetes. Além disso, a natureza como terapia melhora o bem-estar psicológico dos pacientes com câncer e ativa as células que matam o tumor.
Para as crianças, o tempo na natureza aumenta a resiliência e diminui a ansiedade. Uma caminhada de 20 minutos no parque é comparável à medicação quando se trata de melhorar a concentração em crianças com TDAH4. Crianças com mais espaços verdes em seus bairros têm taxas mais baixas de asma e maiores pontuações em testes e taxas de graduação.
Indicar tempo na natureza em uma receita médica escrita, na verdade, é um truque psicológico, porque aumenta a probabilidade de as pessoas cumprirem a ordem. O site PaRx permite que os pacientes registrem seu tempo diário ao ar livre para que os médicos os revisem, oferecendo responsabilidades que geralmente ajudam a motivar.
Dr. Lem explicou que as prescrições naturais tendem a ser mais acessíveis e menos assustadoras para os pacientes do que as prescrições de exercícios, que são bastante comuns na comunidade médica. Os médicos são incentivados a escolher atividades ao ar livre que se encaixem facilmente na vida de seus pacientes, tanto física quanto geograficamente. Algumas dicas que o site dá:
– Escolha um lugar acessível e perto de casa. Mapeie áreas verdes no caminho do trabalho ou da escola onde você possa fazer uma pausa
– Recomende ajustes verdes em sua rotina regular: planeje uma visita com a família em um parque ou um treino cardiovascular em uma trilha, como caminhada ou corrida
– Identifique obstáculos e crie um plano. Qualquer pessoa pode aumentar o tempo que passa na natureza, não importa quais sejam suas habilidades físicas ou onde more
– Agende. Assim como uma consulta médica ou um encontro para o café, os pacientes têm maior probabilidade de cumprir um compromisso ao escrevê-lo
Esta é uma ótima ideia que Ontário tirou do exemplo da Colúmbia Britânica, implementado no final de 2020. É provável que se espalhe ainda mais. É viciante, e depois que você ajusta na sua vida, torna-se um hábito indispensável, que só acumula benefícios para a saúde.