A pandemia de Covid-19 pode ter dado ao planeta uma pausa temporária, embora não duradoura, na poluição do ar e emissões de gases de efeito estufa, mas também deu à Terra um novo problema ambiental: luvas de látex nas praias e esgotos cheios de máscaras. 

Organizações ambientais levantaram preocupações de que oceanos, rios e esgotos estão se tornando cada vez mais inundados com máscaras descartáveis, luvas de látex, garrafas de desinfetante e outros itens de equipamento de proteção individual não reciclável (EPI), à medida que o mundo continua a lidar com a Covid -19.

O grupo francês de conservação oceânica Opération Mer Propre documenta regularmente suas operações de limpeza do oceano nas mídias sociais e relatou ter visto muito mais peças de EPI no mar Mediterrâneo.

+ Cinco atitudes pelo meio ambiente que você pode adotar na sua rotina

“Muito preocupante com o novo desperdício relacionado à Covid. Recolhemos [esse tipo de poluição] a cada limpeza agora, principalmente luvas de látex”, afirmou a Opération Mer Propre no Facebook em 20 de maio.

“Esta é a primeira máscara descartável a chegar ao Mediterrâneo”, escreveu o grupo após uma operação de limpeza em 23 de maio. “É apenas o começo e, se nada mudar, se tornará um verdadeiro desastre ecológico e talvez até saúde.”

Além disso, cidades nos EUA também relataram que esgotos e estações de bombeamento de águas pluviais estão entupidos com luvas de látex e máscaras faciais, que eles acreditam que muitas pessoas estão lavando os banheiros.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, 15 autoridades da cidade nos EUA relataram ter tido significativamente mais obstruções de esgoto e problemas de drenagem desde o início da pandemia. Isso pode estar relacionado a pessoas que liberam EPI ou, dizem eles, pode ser devido a pessoas que liberam alternativas ao papel higiênico em meio à compra de pânico com bloqueio antecipado.

+ Fotos de locais turísticos ao ar livre, antes e durante o coronavírus

No Brasil, coletores relatam que já estão encontrando máscaras descartadas indevidamente no lixo reciclável. E, apesar de usarem equipamentos de proteção, se os coletores ou catadores encostarem numa máscara contaminada e levarem a mão ao rosto, podem ser infectados pelo Covid-19.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) alerta que existe uma maneira correta para descartar máscaras e luvas usadas. É preciso colocar os materiais dentro de dois saquinhos plásticos (um dentro do outro), amarrar bem forte e jogar no lixo comum, o que chamamos usualmente de “lixo do banheiro”.