Maratona do Rio 2021 traz de volta o brilho das corridas de rua

Por Jade Rezende

Maratona do Rio 2021 traz de volta o brilho das corridas de rua
Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro recebeu de braços abertos a Maratona do Rio 2021 depois de um longo período sem as grandes corridas de rua no Brasil devido à pandemia.

O clima entre os corredores era de volta para casa após uma longa viagem longe da família e dos amigos. Nilson Paulo Lima, que aos 68 anos completou a sua 289ª maratona nesta segunda-feira (15) no Rio, fala que a corrida de rua é muito mais que apenas correr: é uma forte conexão criada entre as pessoas.

+ Atleta que correu nas Olimpíadas de Tóquio vence Meia Maratona do Rio

A opinião da campeã feminina da 19ª Maratona do Rio é a mesma. Mirela Saturnino de Andrade, de 31 anos, fez a prova em 2:44:51 e afirma que, independentemente do resultado, a volta das corridas é importante para esses momentos serem ressignificados.

“Temos que valorizar mais essas corridas depois de tudo o que aconteceu. Precisamos valorizar e amar mais o outro também. Temos que ver coisas boas e respeitar as pessoas”, disse a pernambucana radiante à Go Outside após a sua vitória.

A conquista de Mirela teve um gosto especial. Das cinco vezes que ela participou da Maratona do Rio anteriormente, em quatro ela ficou em segundo lugar.

“O sentimento é de dever cumprido. Agora posso ir para casa e abraçar a minha família depois de um ano sem vê-los”, diz.

Confira o momento em que Mirela cruza a linha de chegada:

Pernambuco no topo

O campeão masculino da Maratona do Rio 2021 também é pernambucano. Justino Pedro ganhou com um tempo de 02:13:31, batendo o recorde da prova sendo 21 segundos mais rápido que a marca anterior.

“Essa foi uma das provas mais importantes da minha vida. É uma sensação que apenas eu e Deus sabemos”, disse o atleta que correu a Maratona do Rio pela primeira vez este ano à Go Outside.

“O período de pandemia não foi fácil, mas, com todas as dificuldades, nós continuamos treinando, tendo em mente que mais cedo ou mais tarde as provas iriam voltar”, conta.

Há 15 dias, Justino foi campeão da Maratona de João Pessoa.

Veja o momento da vitória do pernambucano:

A volta das corridas de rua também significa muito para as marcas apoiadoras, como a Olympikus, que patrocina a Maratona do Rio desde 2011.

“A volta de eventos da magnitude da Maratona do Rio representa um pilar de extrema importância para nós, o de estarmos próximos da comunidade de corrida, conhecendo melhor do que ninguém o nosso público e mercado e conectando-se com ele”, afirma Márcio Callage, diretor de marketing da marca.

Ademir Paulino, treinador de corrida e embaixador da Olympikus, caiu no choro ao cruzar a linha de chegada dos 42 km e foi apoiado por colegas.

Veja os pódios da elite na Maratona:

Feminino
1) MIRELA SATURNINO DE ANDRADE – 02:44:51.46 
2) REJANE ESTER BISPO DA SILVA – 02:46:58.18
3) MARINA GOMES MARCAL GOMES – 03:04:01.48 

Masculino
1) JUSTINO PEDRO DA SILVA – 02:13:31.00
2) EDSON AMARO ARRUDA DOS SANTOS – 02:16:40.98
3) SAMUEL SOUZA NASCIMENTO – 02:18:38.63
4) GEILSON DOS SANTOS CONCEIÇÃO – 02:19:53.23
5) ROBSON PEREIRA LIMA – 02:25:48.87

Confira a cobertura da Maratona do Rio 2021 feita pela Go Outside nos stories do Instagram aqui.

A reportagem viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar a Maratona a convite da Olympikus.