A maior maratona do mundo acaba de ter sua edição de 2020 cancelada. Por causa do coronavírus, a Maratona de NY é cancelada oficialmente, e não mais adiada.
>> Siga a Go Outside no Instagram
Os organizadores anunciaram o cancelamento na última quarta-feira (24) por preocupações ligadas à pandemia do coronavírus. Das Majors, as seis maiores maratonas do mundo, é a terceira a ser cancelada.
A prova de 42,195 km costuma acontecer em novembro, com milhares de corredores do mundo todo. Este ano seria sua 50ª edição. Corredores que já estava inscritos vão receber o dinheiro de volta e os qualificados podem adiar vaga garantida por três anos. A ideia de fazer uma edição especial apenas com os maratonistas de elite foi abandonada.
+ Maratona de Boston é cancelada da pela primeira vez em 124 anos
+ Coronavírus: Maratona de Barcelona é adiada
+ Coronavírus: Maratona de Paris é adiada
Eventos massivos como a Maratona de Nova York – que reúne mais de 50.000 corredores e 10.000 voluntários — representa um risco muito alto. Foi um consenso entre os organizadores da New York Road Runners e membros da prefeitura de Nova York, junto com agentes de saúde. Contudo, haverá um evento virtual este ano, cujos detalhes serão divulgados em breve.
“A esperança foi virando incerteza, e considerando o que vimos nos últimos meses, esta era a única decisão possível”, disse Michael Capiraso, executivo-chefe do New York Road Runners.
Sem uma vacina para o Covid-19, a preocupação com uma segunda onda fez com que boa parte dos eventos do segundo semestre fosse cancelado. De acordo com o jornal The New York Times, metade dos estados americanos está tendo ainda taxas crescentes de contágio.
Não é a primeira vez que a maratona de NY é cancelada. A única edição da Maratona de Nova York que teve que ser cancelada foi a de 2012, por causa do Furacão Sandy.
A Maratona de Boston também foi cancelada este ano. Mais provas podem ser canceladas também, mas não está claro ainda se a pandemia vai afetar até provas menores no interior.