Mãos inchadas ao correr? Saiba por que e como resolver isso

Por Redação

mãos inchadas
Foto: Shutterstock

Se você fica com as mãos inchadas ao correr, você não está sozinho. Embora muitas vezes seja apenas sutil, essa é uma situação bastante comum. Vamos entender o que acontece – e como evitar.

Por que fico com as mãos inchadas ao correr?

Suas mãos normalmente incham quando está quente, mas não é um sinal de desidratação. Pelo contrário: mãos e dedos inchados podem ser um sinal de hiponatremia. Esse fenômeno ocorre quando você bebe muito líquido ao longo de uma corrida.

+ 3 dicas de como evitar lesões ao retornar depois de um tempo parado
+ Correr pode causar inchaço? Descubra

Durante o exercício, a circulação aumenta e a mão tem uma grande rede de pequenos vasos sanguíneos que se abrem. Com o aumento do fluxo sanguíneo, há algum vazamento de fluido entre as células. Esse vazamento é provavelmente a causa de seus dedos incharem.

Além disso, balançar os braços enquanto corre também contribuir para a retenção de líquidos nas mãos. Isso acontece porque esse movimento aumenta a movimentação do ar através da pele para melhorar a troca de calor com o ar.

Este fluido é eventualmente reabsorvido pelas células ou eliminado através do sistema linfático. Esse processo está acontecendo enquanto você está correndo. No entanto, a taxa de remoção é mais lenta do que a de acumulação.

Como evitar mãos inchadas enquanto corro?

A solução para diminuir (ou evitar) o inchaço das mãos enquanto corre? Se você perceber que o inchaço é pior quando está quente, tente mudar o treino para um horário que está mais fresco, pela manhã ou à noite.

Tirar os anéis que você está usando também não é uma má ideia.

E o mais importante, fique de olho na hidratação, sobretudo durante os longões, que podem durar mais de uma hora. Um estudo recente, publicado no European Journal of Applied Physiology, sugere que beber água sempre que você quiser (quando sentir sede) levará a uma hidratação adequada no final de uma corrida de duas horas, independentemente da temperatura. Ouça o seu corpo para evitar o excesso de hidratação, o que pode levar a sintomas de hiponatremia.

-Publicidade-