A Lyfx quer revolucionar a maneira como nos conectamos com guias locais

Por Graham Averill*

Pedro McCardell viajou sozinho para a Patagônia quando percebeu que precisava de ajuda. As montanhas que dominavam o horizonte eram convidativas, mas o acesso era um enigma. “Eu precisava de um local para me mostrar, mas não tinha como me conectar com eles”, diz o ex-executivo de publicidade da Itália. Essa experiência levou-o a criar o Lyfx (gíria do Vale do Silício para “experiência de vida”). O aplicativo foi lançado em Utah, Colorado e Califórnia em julho e tem como objetivo ser o Uber ou Airbnb de aventura. A proposta é conectar viajantes necessitados com moradores experientes dispostos a mostrá-los por uma taxa.

O Lyfx não é o único aplicativo que tenta atrapalhar a indústria de guias. Climblife conecta escaladores com guias especializados, Showaround permite que os viajantes internacionais reservem uma variedade de experiências lideradas por moradores locais, e a Back40 conecta turistas extenuantes com “anfitriões” em toda a Nova Inglaterra.

É claro que plataformas similares surgiram e desapareceram. Em 2015, James Hamilton lançou o GuideHire, mas não conseguiu mantê-lo à tona. “Não foi uma questão de colocar as pessoas na plataforma – tínhamos muitos guias e muitos usuários”, diz ele. “Mas não conseguimos que as pessoas reservassem através de nós. Eles nos usariam para pesquisas e então reservariam diretamente com o guia”.

Hamilton acha que seu tempo estava errado e os viajantes não estavam dispostos a reservar aventuras sem um pouco de interação pessoal primeiro. Mas dada a onipresença do Uber e a ascensão do Airbnb Experiences, a tentativa do gigante de aluguel de curto prazo de entrar em atividades par-a-par, o mercado pode finalmente estar pronto.

“Eu acho que as pessoas vão usar o serviço”, diz Nikki Harth, co-proprietária da Surfhouse, um hotel e equipamento de orientação em Encinitas, na Califórnia. Assim como o Lyfx, o Surfhouse busca conectar os hóspedes à cena local. “As pessoas agora estão gastando mais dinheiro em experiências do que coisas”, diz ele. “Quando você está surfando, ter um show local em torno de você torna a experiência muito melhor.”

Alex Kosseff, diretor executivo da American Mountain Guides Association, está intrigado com a ideia de orientar apps e acredita que eles podem ser benéficos para os guias, porque muitos não têm tempo ou know-how para se promover de forma eficaz. Mas ele é menos certo sobre a legalidade. “Orientar em terras públicas neste país é incrivelmente regulado”, diz Kosseff. “Qualquer pessoa que aceite dinheiro para esse serviço precisa ter uma permissão.”

Para contornar isso, a Lyfx lançou com profissionais que já possuem a documentação necessária e exige que seus especialistas respeitem as leis e regulamentações aplicáveis. No entanto, o aplicativo está deixando para seus guias não profissionais obter todas as autorizações e certificações. Mas algumas situações, como mostrar a alguém o seu ponto de quebra favorito, não exigem lidar com qualquer burocracia. E se a Lyfx ou seus concorrentes conseguirem superar tudo isso, ainda enfrentarão o desafio mais difícil de todos: garantir participação de mercado. “Até que um desses aplicativos ganhe força e ganhe essa massa crítica de usuários”, diz Kosseff, “receio que eles continuem indo e vindo”.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.