Uma pesquisa* mostrou que 78% dos viajantes brasileiros querem viajar de forma mais sustentável no futuro. Pensando nisso, a Booking.com criou o selo ‘Viagem Sustentável’, que identifica os lugares mais sustentáveis para se hospedar no destino escolhido por meio do ícone de uma folha verde.
+ Como o turismo sustentável pode beneficiar o retorno das viagens
+ Bonito, em Mato Grosso do Sul, recebe selo internacional de Turismo Seguro
As opções vão de apartamentos, pousadas, casas de temporadas, hotéis e resorts até iglus, e certamente vão inspirar os turistas a viajar de forma mais sustentável. Confira algumas estadias selecionadas pela plataforma:
8 lugares sustentáveis para você se hospedar pelo mundo
1) Jericoacoara, Brasil
Com piscina ao ar livre e a 5 minutos a pé do centro de Jericoacoara, no Ceará, o Sable Jeri conta, entre outras medidas, com lixeiras para coleta seletiva e reciclagem de resíduos, além de não utilizar embalagens e produtos plásticos descartáveis. Pontos de interesse famosos por perto incluem a Duna do Pôr do Sol, a Praia da Malhada e a Pedra Furada, e todas as atividades e passeios são organizados por guias e negócios locais.
2) Rio de Janeiro, Brasil
Apreciar a vista do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara sabendo que você está hospedado numa acomodação que se preocupa com o meio ambiente nunca foi tão fácil. O Gerthrudes Bed & Breakfast, no bairro de Santa Teresa e a 700 metros dos Arcos da Lapa, investe parte de sua receita em projetos comunitários ou de sustentabilidade e oferece informações sobre ecossistemas, patrimônio e cultura da região, entre outras iniciativas.
3) Ruka, Finlândia
No Magical Pond, em Ruka, na Finlândia, você pode passar a noite em um iglu, não apenas se aproximando da natureza, mas também ajudando a preservá-la. A vila de iglus dessa acomodação usa eletricidade 100% renovável e, além de não trabalhar com plástico descartável, o Magical Pond oferece uma estação de recarga para veículos elétricos.
4) Cusco, Peru
O Monasterio, em Cusco, Peru, é um hotel único, construído em um antigo mosteiro que data de 1592. Valorizando a história local e comprometido em trazer um impacto positivo para a região, o hotel conta com vegetação abundante no pátio e investe uma porcentagem de sua receita em projetos de sustentabilidade comunitária.
5) Canmore, Canadá
Com uma vista deslumbrante para as Montanhas Rochosas do Canadá e uma localização tranquila à beira de um riacho, no Malcolm Hotel by CLIQUE, em Canmore, Canadá, os viajantes ficarão felizes em saber que a maioria dos alimentos servidos no restaurante da acomodação é de origem local. O hotel também compensa parte de sua pegada de carbono, tornando sua viagem ainda mais responsável, entre outras medidas.
6) Alzejur, Portugal
Para aqueles que buscam lugares sustentáveis mais reservados para se hospedar, a Quinta Alma – Ecological Retreat Farm é uma joia escondida nas montanhas de Monchique, na costa portuguesa do Algarve voltada para o Atlântico. A acomodação oferece experiências autênticas que são representativas da cultura da região, com uma plataforma para artistas locais exibirem seus talentos e também uma série de passeios e atividades organizados por guias e empresas da região.
7) Fez, Marrocos
Viajar de maneira sustentável nunca foi tão bom. O Riad Ibn Battouta & Spa oferece o tradicional hammam (banho turco) e uma sala de massagens para seus hóspedes. Toda a acomodação usa energia elétrica 100% renovável, e os viajantes que querem reduzir seu consumo de água podem ficar tranquilos, pois os banheiros e chuveiros da acomodação fazem um uso eficiente da água.
8) Dubai, Emirados Árabes Unidos
O Jumeirah Dar Al Masyaf, em Dubai, tem algo para todos os gostos, como praia privativa, parque aquático e campo de golfe. O resort adotou práticas importantes em prol da sustentabilidade, incluindo programas para reduzir o desperdício de alimentos e o investimento de uma porcentagem da sua receita em projetos comunitários e de sustentabilidade.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 29.349 entrevistados em 30 países. Para participar dessa pesquisa, os participantes deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2021, e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março de 2021.