Fenômeno natural raro com gelo está hipnotizando as pessoas em todo o mundo
Recentemente, moradores da pequena cidade de Westbrook, em Maine, nos Estados Unidos, se depararam com um disco de água congelada no meio do Rio Presumpscot. O fenômeno foi apelidado pela população de “Lua de gelo”, pelo formato circular e as formas.
-
Imagem da NASA revela um iceberg perfeitamente retangular
-
Esta floresta parece que está ‘respirando’ no Canadá; veja o vídeo
-
O que acontece quando se cozinha a -70ºC na Antártida
Imagens feitas com drone mostram melhor as dimensões do disco, que tem cerca de 90 metros de diâmetro e está girando lentamente no sentido anti-horário.
Discos de gelo ocorrem nas curvas dos rios, onde a água mais rápida cria uma força que corta as bordas a partir do atrito entre a camada de gelo e o espelho d’água e faz o gelo girar.
No entanto, a aparência do disco levou a população a acreditar que era um fenômeno alienígena, por ser semelhante aos círculos que aparecem em plantações.
Jornais locais disseram que a região próxima ao rio Presumpcot tem sido cenário de diversos eventos misteriosos. Em 2016, uma gigantesca cobra foi flagrada comendo um castor.
Discos de gelo
Os discos de gelo podem ser feitos pelo ser humano, e se tornaram populares em países como a Finlândia e a Suécia.
Em abril passado, moradores de Sinclair, uma vila nos Estados Unidos, criaram o que acreditavam ser o maior carrossel de gelo do mundo em um lago congelado. Cerca de 100 voluntários cortaram um círculo no gelo que tinha 130 metros de diâmetro e usaram quatro motores externos para fazê-lo girar.