Profissionais de fitness defendem que treinamento de força + dieta com poucos carboidratos como a low carb é o segredo para o emagrecimento. “Alimentar-se de comidas com alto teor de gordura e 50g de carboidratos por dia, além de proteínas em moderação, faz com que o corpo dependa mais de gordura para ter energia, então você acaba queimando mais dela”, ensina Carwyn Shap, cientista da National Strength and Conditioning Association, dos EUA.
Leia Mais:
Como as dietas afetam a saúde mental
Quer emagrecer? Então pare de fazer dieta agora!
Fazer a dieta low carb e praticar exercícios pode melhorar a capacidade do corpo de armazenar glicogênio (o material que impulsiona a atividade intensa, que, ironicamente, é feito de carboidratos) e usar gordura como combustível. A maneira mais fácil de se preparar para uma sessão de treinamento com baixo teor de carboidratos é comer um jantar com baixo teor de carboidratos e treinar antes do café da manhã ou realizar dois exercícios no mesmo dia (por exemplo, manhã e tarde) sem ingerir carboidratos no meio.
Mas nem sempre diminuir os carbos é uma boa. Se algum destes sintomas durar por mais de duas semanas, aumente a quantidade:
3 sinais de alerta da dieta low carb
Fadiga
Se você se sente cansada saindo da academia, precisa de mais combustível. Uma hora antes da sessão, coma uma maçã ou banana.
Dor de cabeça
Quando o corpo queima gordura para obter energia, ele produz moléculas chamadas de quetones e as elimina através da urina, o que pode causar desidratação e dores de cabeça. Beba mais água durante o dia ou tome um suplemento com sódio antes do treino.
Resfriado
Carboidratos ajudam na produção de anticorpos. Se você diminui o seu consumo, pode ficar doente com mais frequência. Os não refinados, como batata-doce, ajudam a manter a saúde e a forma.