Los Angeles: autoridades investigam rota de trekking como possível origem de incêndios

Por Redação

Chamas em Pacific Palisades já consumiram mais de 16 mil hectares. Foto: Reprodução.

As autoridades de Los Angeles, na Califórnia (EUA), estão investigando uma popular trilha de trekking como possível ponto de partida para o devastador incêndio em Pacific Palisades.

Maior dos três principais incêndios que ameaçam a metrópole, o incêndio Palisades já consumiu mais de 16 mil hectares, destruindo casas e negócios e causando a morte de pelo menos 25 pessoas.

Veja também
+ Atletas do outdoor compartilham histórias de sobrevivência nos incêndios de Los Angeles
+ Alpinistas planejam escalar o Everest em menos de uma semana usando gás xenônio
+ Aos 60 anos, ela trocou o marido violento pela vida ao ar livre e virou ícone na China

As autoridades que investigam o incêndio estão considerando a Skull Rock, na trilha Temescal Ridge, como possível origem do fogo.

A trilha contava com 7,4 km de caminho entre áreas selvagens da Califórnia, agora queimadas, no Parque Nacional Joshua Tree.

Durante o percurso, os aventureiros passavam por uma formação rochosa em forma de crânio e desfrutavam de vistas cênicas do Oceano Pacífico.

A área ao redor foi cenário de um pequeno incêndio na véspera de Ano Novo, que queimou por algumas horas e foi rapidamente contido pelos bombeiros com a ajuda de um helicóptero equipado para despejar água.

Este incêndio foi supostamente causado por fogos de artifício, que também podem ter contribuído para o início do incêndio Palisades.

As autoridades informaram ao Los Angeles Times que é provável que o incêndio tenha “origem humana”.

Embora ainda não tenham determinado uma causa oficial, as autoridades também apontaram para a popularidade da trilha entre adolescentes.

O incêndio Palisades está sendo investigado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, juntamente com os menores incêndios Eaton e Hurst.

Embora a Califórnia seja suscetível a incêndios florestais há muito tempo, janeiro costuma ser um mês relativamente tranquilo, mas ventos sazonais fortes estão alimentando as chamas, que ainda não estão sob controle.