O estado norte-americano do Colorado registrou a primeira ninhada de filhotes de lobos cinzentos desde 1940, informaram autoridades estaduais nessa quarta-feira (9).
Um biólogo estadual e um gerente distrital da vida selvagem observaram a ninhada de pelo menos três filhotes no fim de semana junto aos seus pais, dois lobos adultos que vivem no estado, de acordo com The Guardian.
Leia mais
+ EUA: Idaho quer matar mais de 1.000 lobos; cientistas rebatem
+ Lei do governo Trump permite atirar em ursos e lobos com filhotes na toca
A descoberta acontece depois que os eleitores do Colorado aprovaram, por pouco, uma medida eleitoral no ano passado que exige que o estado reintroduza o animal em terras públicas na região oeste do estado até o final de 2023.
Os lobos cinzentos perderam seu status de proteção federal como espécie em extinção no início deste ano, mas continuam protegidos em nível estadual. Caçar esses animais no Colorado é ilegal e as penalidades incluem multas, pena de prisão e perda dos privilégios da licença de caça.
Os lobos cinzentos foram caçados, presos e envenenados para o extermínio no estado do Colorado na década de 1940.
Os grupos que são contra à iniciativa de reintrodução dos lobos disseram que os animais podem repovoar o estado naturalmente. Criadores de gado, caçadores de alces, fazendeiros e outros setores de áreas rurais argumentam que essa reinserção é uma ameaça para o gado e para uma indústria de caça que tem valor de U$ 1 bilhão.
Já os defensores da vida selvagem argumentam que a reintrodução dos lobos no Colorado é um passo vital para restaurar a presença do animal mais rapidamente ao habitat que se estende do Canadá à fronteira com o México.