Um trio esloveno-britânico reivindicou uma das últimas conquistas do montanhismo

Por Kaelyn Lynch*

Após quatro décadas de tentativas de alguns dos principais alpinistas do mundo, a face norte de Latok I, montanha no Paquistâo, foi finalmente conquistada. Uma equipe formada por eslovenos Ales Cesen e Luka Strazar e o britânico Tom Livingstone completaram sua ascensão histórica com um retorno seguro ao acampamento-base em 11 de agosto, de acordo com um post no site da Associação Alpina da Eslovênia. Se confirmado, eles terão conquistado um dos santo graal da escalada moderna.

A escalada do pico de 23.442 pés na cordilheira paquistanesa de Karakoram iludiu alpinistas desde 1978. Na época uma expedição americana foi forçada a recuar a apenas alguns metros do cume depois que um de seus membros ficou doente demais para continuar. Nos 40 anos que se seguiram, mais de 30 equipes tentaram a face norte, mas nenhuma chegou perto do ponto alto da equipe original.

Isto é, até 25 de julho, quando os russos Alexander Gukov e Sergey Glazunov chegaram a 600 pés do pico antes de serem forçados a descer devido às condições climáticas e comida insuficiente. A decepção se transformou em tragédia quando Glazunov caiu para a morte enquanto fazia rapel, deixando seu parceiro encalhado a 20.000 pés durante seis dias antes de ser arrancado da montanha por helicópteros do Exército paquistanês.

Agora, menos de três semanas depois, parece que um grupo finalmente terminou os últimos metros não escalados. Embora os detalhes sejam escassos à medida que a equipe retorna à Eslovênia, a empresa de equipamentos CAMP – um dos patrocinadores do Strazar – apoiou a afirmação da equipe em um post congratulatório no Facebook . “… O ‘impossível’ Latok I (7145m) foi finalmente escalado do norte pelo nosso Luka Strazar junto com Ales Cesen e Tom Livingstone!” Eles escreveram no dia 12 de agosto. Parabenizamos Luka e companheiros por esta enorme e surpreendente conquista.”

Strazar é mais conhecido por seu prêmio 2012 Piolets d’Or, o Oscar da escalada, para a primeira subida da face noroeste do K7 West. Já Cesen foi premiado em 2015 pela primeira subida da face norte de Hagshu. Em abril, Livingstone fez uma nova rota pela face norte do Monte Jezebel, no norte do Alasca.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.