Kit Água Camelo leva água tratada a comunidades do Brasil

Por Redação

Kit Água Camelo
Entrega do Kit Água Camelo beneficia moradores da região de Macapá (AP). Foto: Reprodução/Ecoa

Segundo estatísticas do Governo Federal de 2019 sobre Saneamento Básico, quase 35 milhões de brasileiros não possuem abastecimento de água tratada em suas casas. Com o propósito de combater essa triste realidade, surgiu o Kit Água Camelo, criado por estudantes do do curso de Design da PUC-Rio.

+ Água da piscina pode inativar o coronavírus
+ Beber água antes das refeições ajuda a emagrecer?
+ Mito ou verdade: Água morna com limão faz bem à saúde?

O Kit é composto por uma mochila que suporta até 15 litros de água imprópria por vez. Um filtro portátil acoplado a ela elimina até 99,99% de todas bactérias, protozoários e partículas sólidas flutuantes na água.

A Água Camelo ainda conta com um suporte de parede para pendurar a mochila na residência, além de um manual de uso do produto para o beneficiado final.

Desde a entrega da primeira unidade, no final de 2019, no Jardim Gramacho, bairro de Duque de Caxias (RJ), a empresa já instalou quase 600 destes kits em comunidades de oito estados brasileiros: Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Acre e Amapá.

“O impacto é muito imediato, é direto. Assim que a gente entrega o kit e capacita as pessoas para usar, elas já começam a consumir uma água tratada”, relata Rodrigo Belli, um dos idealizadores do projeto, ao site Ecoa.

Belli calcula que a quantidade cobre o consumo diário de uma família de cinco pessoas, considerando dois litros de consumo individual de cada membro e cinco litros para cozinhar. O filtro purifica em torno de 700 mL por minuto — filtrar os 15 litros leva cerca de 20 minutos.

Mais de 3.000 pessoas já foram diretamente impactadas pela iniciativa. Além do idealizador Rodrigo Belli, a Água Camelo também conta com a participação dos designers Daniel Ilg e João Manuel Tui.

A instalação dos kits é financiada por meio de doações de pessoas físicas e instituições. Acessando o site da Água Camelo, qualquer um pode apadrinhar um ou mais kits que serão distribuídos em casas de famílias e centros comunitários em territórios vulneráveis de diferentes regiões do Brasil. Cada kit tem um custo de R$ 350.

A escolha de quem será beneficiado é feita com a ajuda de organizações parceiras que atuam nos locais e conectam os fornecedores dos kits com quem mais precisa.