Se este desafio fosse uma aposta entre um corredor e um BASE jumper ao subir e descer mais rápido uma montanha, talvez você apostaria no BASE jumper. Mas neste caso é Kilian Jornet, e aí a história muda.
O ultracorredor espanhol Kilian Jornet desafiou o BASE jumper norueguês Tom Erik Heimen correr para cima e para baixo no icônico Romsdalshorn, na Noruega.
+ Vídeo impressionante de Kilian Jornet correndo em cumes na Noruega
+ VÍDEO: salto de base jump em Troll Wall na Noruega
Romsdalshorn é uma montanha de 1.550 metros de altura, situada em Rauma, no meio dos belos fiordes da costa oeste da Noruega. Kilian e Tom Erik começaram sua corrida a partir da trilha, carregando tudo o que precisavam para sua subida e descida.
Kilian subiu a face norte (400m grau IV) e desceu os Halls Renne (450m grau III), enquanto Tom Erik subiu a Halls Renne e sobrevoou a face norte, o que significa que, em algum momento do percurso, eles se cruzaram.
Tom Erik Heimen é um dos BASE jumpers mais experientes do mundo. Ele já fez mais de 2.140 saltos. Tom também é um alpinista muito experiente. Em 2019, o seu relógio Suunto 9 registrou uma impressionante marca de 200.000 metros verticais.
Kilian Jornet é seis vezes campeão da Skyrunner World Series de longa distância e venceu algumas das ultramaratonas de maior prestígio. Kilian detém o tempo mais rápido conhecido para a subida e descida de cumes como Matterhorn, Mont Blanc e Monte Everest.
O tempo de Kilian Jornet x BASE jumper
Os dois atletas vivem na mesma área na costa oeste da Noruega. Entre os fiordes, eles compartilham uma paixão comum pelas montanhas e costumam esquiar juntos
“Era muito imprevisível saber quem seria mais rápido. Eu sabia que podia escalar muito mais rápido, mas a descida eu não tinha ideia. E eu também sabia que Tom Erik tinha um nível físico muito bom, então ele seria rápido em subir e, é claro, muito rápido na descida. Durante toda a minha descida, esperava a qualquer momento ouvi-lo voar por mim”, diz Kilian no vídeo.
Tom subiu a montanha em 46 minutos, ficou 7 minutos no topo para arrumar os equipamentos para voar e fez a decida em 2 minutos de voo, como velocidade máxima de 250 km/h. Kilian subiu os 1.550 metros do Romsdalshorn em 30 minutos e 45 segundos, ficou um pouco mais de um minuto no cume e desceu em 20 minutos e 58 segundos a uma velocidade máxima 18,3 km/h.
Quem sabe quem realmente ganhou o desafio? Veja o vídeo: