A ciclista polonesa Kasia Niewiadoma conquistou o título do Tour de France Femmes 2024, no último domingo (18), por apenas quatro segundos na classificação geral, a menor diferença da história da corrida tanto no feminino como no masculino.
Em um drama de tirar o fôlego que atingiu o clímax nas 21 curvas da íngreme subida do Alpe d’Huez, Niewiadoma, da equipe Canyon/SRAM Racing, lutou contra as suas principais rivais, durante uma prova em que, em determinado momento, tudo parecia perdido.
Veja também
+ Rocky Spirit leva cinema, música e esporte gratuitos e a céu aberto para SP
+ Um guia para você se aventurar na Serra do Roncador, paraíso do Cerrado brasileiro
+ Avancini inaugura loja de bicicletas em Petrópolis
Quando as líderes começaram a subir em direção à famosa estação de esqui alpina, cinco ciclistas estavam na disputa pela vitória final. Niewiadoma, sem companheiras de equipe no pelotão, estava sob intensa pressão, com as três primeiras na classificação geral separadas por apenas 10 segundos, à medida que se aproximavam da linha de chegada.
O ataque decisivo da holandesa Demi Vollering, que defendia o título do Tour de France, aconteceu no Col du Glandon, a penúltima subida, a 55 km da chegada. A ciclista da SD Worx Protime fez sua jogada a 3 km do topo, e Niewiadoma não conseguiu responder.
Ver essa foto no Instagram
Com o nevoeiro envolvendo o pelotão, parecia que as esperanças de vitória geral da polonesa estavam se desvanecendo. Mas Niewiadoma cntinuou com determinação no topo do Glandon, enquanto Vollering avançava e tentava recuperara o déficit de 1 minuto e 15 segundos na longa descida até a estrada do vale em Allemond.
Nos quilômetros seguintes, complicações táticas jogaram contra Vollering e, apesar da vitória na última etapa, a campeã de 2023 não conseguiu tirar a camisa amarela de Kasia Niewiadoma por apenas quatro segundos.
“Esses quatro segundos parecem mágicos agora”, comemorou a campeã. “Durante toda a minha carreira houve tantas vezes que deixei escapar vitórias. Sinto que esta semana foi perfeita para mim e para minha equipe. Para vencer grandes corridas, você precisa de tudo a seu favor”, disse a polonesa.
Ver essa foto no Instagram
A ciclista de 29 anos havia descrito anteriormente a etapa final do Femmes como “o dia mais importante da minha carreira e talvez da existência da minha equipe”. Sua incredulidade emocionada, ao garantir a vitória geral por uma margem tão estreita, refletiu isso.
Já Vollering não escondeu a tristeza de deixar escapar o bicampeonato do Tour de France por uma diferença tão pequena. “Estou um pouco decepcionada por não ter conseguido vencer a camisa amarela, por apenas quatro segundos”, disse ela. “Isso é um pouco amargo para mim no momento.”
Tour de France Femmes 2024
Resultados da classificação geral
Results powered by FirstCycling.com