Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do nosso sistema solar, vão estar muito próximos nesta segunda-feira. Na noite de 21 de dezembro, os dois planetas aparecerão tão alinhados em nosso céu que se parecerão com um planeta duplo e farão um respingo brilhante no céu noturno.

Essa abordagem estreita é chamada de conjunção. Bem como, essa aproximação de Júpiter e Saturno é a mais próxima desde a Idade Média.

“Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas”, disse o astrônomo Patrick Hartigan, professor de física e astronomia da Rice University in Houston, em comunicado.

Leia Mais: Lugares incríveis no mundo para observar estrelas
Como fotografar estrelas e a Via Láctea

Se você é um observador de estrelas, provavelmente notou que Júpiter e Saturno estão cada vez mais próximos. E eles estão atualmente visíveis em nosso céu noturno, cada vez mais perto um do outro.

Até o dia 25 de dezembro, eles ficarão ainda mais próximos. Portanto, procure a conjunção Júpiter-Saturno baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites durante este período.

“Na noite de maior aproximação em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas 1/5 do diâmetro da Lua cheia”, disse Hartigan. “Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas serão visíveis no mesmo campo de visão naquela noite.”

De acordo com a NASA, embora esses dois planetas possam parecer próximos, eles ainda estão separados por centenas de milhões de quilômetros.

Como ver a conjuntura Júpiter e Saturno

O alinhamento total pode ser visualizado inicialmente nas regiões mais próximas à linha do Equador, e vai até o dia do Natal. Mas o seu ápice da conjunção ocorrerá no dia 21, data que marca o solstício de verão no Hemisfério Sul.

Nesta segunda-feira, cerca de uma hora após o pôr do Sol, já será possível ver a conjunção entre Júpiter e Saturno. As melhores condições para ver este evento astronômico incluirão um horizonte claro, olhando rumo ao oeste. Localize o alinhamento formado em um ponto mais baixo do céu, caracterizado por dois objetos de grande brilho.

Segundo os especialistas, Júpiter aparecerá mais brilhante e será facilmente visível. Saturno será ligeiramente mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter. Além disso, o uso de um telescópio ou binóculo, mesmo que mais simples, poderá ajudar na observação do fenômeno

O Planetário Rubens de Azevedo, no Ceará, vai realizar uma transmissão ao vivo pelo YouTube com comentários de especialistas.

A próxima conjunção entre Júpiter e Saturno, com uma visibilidade igual deste ano, deve acontecer só em 2080. E depois desta última, um alinhamento tão visível só acontecerá por volta de 2400.