A polícia australiana diz que é um “milagre” dois jovens terem sobrevivido a vários dias sem água depois de se perderem em uma zona árida e quente do deserto na Austrália.
+ Lava de vulcão engole casas e ferve água de piscina nas Ilhas Canárias
+ Homem sobrevive em deserto após 8 dias vivendo de frutas e água de rio
+ Como sobreviver ao frio extremo?
Mahesh Patrick, 14, e Shaun Emitja, 21, foram encontrados separadamente perto de Alice Springs na sexta-feira (16) e no sábado (17).
Ambos estavam desidratados e exaustos, mas estavam bem, disse a polícia local.
O veículo deles ficou atolado na última segunda-feira, durante uma viagem de quatro horas por uma área remota do Território do Norte.
Incapazes de retirar o carro, eles permaneceram no veículo durante à noite antes de partir na manhã seguinte para procurar água.
Mahesh e Shaun caminharam 5 km até uma colina antes de perceberem que estavam indo na direção errada, disseram as autoridades.
“Eles pensaram que estavam indo em uma direção adjacente à Rodovia Sandover”, disse a polícia do Território do Norte em comunicado, referindo-se à única estrada principal que viaja de norte a sul pela região.
Eles foram dados como desaparecidos após não terem retornado naquele dia para Hermannsburg, uma comunidade aborígine localizada a 120 km a sudoeste de Alice Springs, no deserto da Austrália.
A dupla acampou por uma noite no morro, onde a polícia acredita que eles tenham encontrado uma fonte de água. “Acreditamos que a última vez que tiveram água pode ter sido na terça-feira”, disse a comandante Kirsten Engels.
A polícia disse ainda que eles se separaram por motivos não especificados.
Mahesh caminhou por cerca de 35 km sozinho, encontrando uma cerca que o levou para o sul por dois dias. Ele foi encontrado na sexta-feira à noite.
“Milagrosamente, ele foi localizado por membros da comunidade que o reuniram com sua família”, disse Engels.
Em seguida, ele ajudou uma polícia na busca aérea pelo amigo, que foi encontrado na noite do sábado.
“Eles têm muita sorte de estarem vivos – todos nós sabemos como é difícil”, disse a comandante da polícia.
As autoridades aconselham as pessoas a ficarem ao lado de seus carros se ficarem presas no outback australiano, já que oferece algum abrigo e proteção e é um alvo maior para os helicópteros de busca.
Quem viaja para o interior remoto da Austrália também deve carregar comida e quatro litros de água por pessoa por dia, dizem as autoridades.
Com informações da BBC.