Jejum Intermitente: dicas para iniciar e manter o foco

Jejum Intermitente: dicas para iniciar e manter o foco
Foto: Freepik

O jejum intermitente é uma prática que ganhou força nos últimos anos entre pessoas que desejam reduzir seus índices de gordura corporal. Além da perda de peso, dentre suas vantagens estão o controle da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol, especialmente quando associado a uma rotina consistente de exercícios físicos.

+ 5 alimentos que os nutricionistas dizem que você deve evitar – e o que comer em vez disso

+ Marmitas fitness podem ser a solução para sua dieta; aprenda a fazê-las

+ Marrocos de gala enquanto Nazaré estava gigante

Existem diversos tipos de jejum intermitente, que devem ser indicados por um profissional. No entanto, uma coisa é certa: ficar sem comer por determinado período pode ser um grande desafio para muitas pessoas. Com informações da “Women’s Health”, confira sete dicas para se fazer um jejum intermitente mais agradável.

Comece devagar

Você não precisa passar 24 horas seguidas sem comer logo de cara. Comece com um período de 12 horas de jejum para uma janela (período em que se come) também de 12 horas. Diminua a janela gradualmente.

Defina seus motivos

A quiroprata Kira Wong relata ter começado o jejum intermitente pois sabia que isso poderia trazer benefícios para a saúde de seu intestino. Ela diz que pode ser difícil jejuar sem um objetivo claro em mente, pois alguns momentos podem ser extremamente desafiadores. “Deixe seu grande ‘por que’ te incentivar durante os momentos difíceis”, aconselha.

Tome café da manhã o mais tarde possível

Geralmente, é mais fácil jejuar durante a madrugada e “atrasar” seu horário de café da manhã. A especialista em saúde holística Elise Brisco revela que, para não pensar em comida, é útil manter-se ocupada pela manhã. “Assim que chego no escritório, esqueço da comida. Eventualmente me lembro que preciso comer e fico surpresa por quanto tempo consegui adiar minha primeira refeição”, relata.

Beba muita água

Seu corpo pode “confundir” fome e sede. Por isso, manter-se hidratada é essencial para evitar a fome.

Maneje seus horários

Fazer sua janela em um momento frenético no trabalho, quando parar para comer ou preparar algo saudável é difícil, não é o ideal. Se você gosta de fazer jantares em família, por exemplo, experimente quebrar o jejum no final da tarde.

Não se compare

“Meu melhor conselho seria: não se compare com os outros”, diz a nutricionista Kayla Girgen. “Escolha um regime que funcione melhor para você”. Ela pontua que cada pessoa tem um metabolismo diferente, e que quem quer fazer jejum intermitente não deve ter medo de utilizar o método de tentativa e erro.

Beba chá de gengibre

A dica da joalheira Rachel Hellya, que pratica o jejum intermitente há três anos, é consumir chá de gengibre para lidar com os “desejos” durante o período de jejum. “Sempre me deixa satisfeita”, conta.

-Publicidade-