Japão usa rock para prevenir ataques de ursos: ‘se ouvirem, vão fugir’

Por Redação

Japão vai usar rock para prevenir ataques de ursos
Imagem: Shutterstock

Uma região do Japão que tem sofrido muitos ataques de ursos vai começar a usar uma música de rock para prevenir as agressões aos moradores. Além da letra da canção instruir os habitantes a como agir caso vejam o animal, o compositor acredita que o mamífero deve fugir caso escute a música tocando no lado de fora.

+ Mulher tenta ferver urina de urso e causa incêndio florestal
+ Urso é morto a tiros no Japão depois de invadir cidade e atacar 4 pessoas
+ Essa mulher adotou um urso-pardo e viralizou nas redes sociais

Os ursos são comuns em todo o Japão e estão sendo vistos com frequência na zona rural da região norte do país.

O governo da prefeitura de Iwate encomendou a canção de rock para ser tocada em toda a região, segundo informações do Guardian.

“Então você acha que os filhotes de urso são fofos?” a letra da música começa, com guitarras e bateria tocando ao fundo.

“Descarte essa maneira ingênua de pensar! Perto daquele filhote está um urso-pai, e de repente ele vai te atacar! Rugido, rugido, rugido, rugido, rugido, rugido – de repente vai te atacar!”

Somente em 2020, ursos foram vistos mais de 3.300 vezes na região de Iwate. Em 2017, o número foi de 700. As autoridades dessa área do Japão esperam que o rock, que está tocando nos shopping centers locais à beira das estradas até 31 de outubro, ensine as pessoas a se manterem seguras diante dos ursos.

A faixa foi escrita e cantada por um par de roqueiros locais e cita as instruções de como as pessoas devem agir em caso de ataque de ursos: “nunca vire as costas e fuja” e “tentar se fingir de morto não funciona”.

O cantor Yuuzen Taguchi, de 69 anos, disse usou esses conselhos quando encontrou o animal perto de um campo. O artista contou à AFP que aprendeu com seus avós que não se deve virar as costas e correr, mas sim recuar devagar.

O compositor Kaoru Toudou, 61, disse: “É dito que os ursos são criaturas tímidas, então acho que se ouvissem a música tocando do lado de fora, eles fugiriam”.

“Esse é o poder do rock’n’roll”, completou.