O domínio de Janja Garnbret no mundo da escalada competitiva parece cada vez mais forte. Na final feminina da Copa do Mundo de Boulder, realizada no início desta semana em Keqiao, na China, Garnbret completou todos os problemas com relativa facilidade para ganhar o ouro.
Ela também havia ficado em primeiro lugar nas rodadas de qualificação e semifinal. Foi o seu 16º ouro em Copas do Mundo de Boulder até o momento.
Veja também
+ Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de MTB em Mairiporã
+ Por mais mulheres na linha de largada: um relato do BRM 200 km de Monteiro Lobato
+ Não é filme de surf mas tem tudo a ver: Disney lança documentário The Beach Boys
Garnbret foi a única mulher a completar as quatro escaladas nas finais. Ela resolveu todos os problemas de primeira, exceto o slab, onde teve um escorregão até conseguir completar facilmente na segunda tentativa.
Sua dominância foi mais evidente no problema #4, a última escalada da noite. As cinco competidoras antes dela lutaram para alcançar o ponto de zona no problema. Garnbret se aproximou e flutuou nele, conseguindo um flash.
“É a primeira Copa do Mundo da temporada e você sempre fica um pouco nervosa porque, embora eu tenha treinado muito durante o inverno, você realmente não sabe o que seus competidores têm feito”, disse Garnbret após a vitória.
“Eu sabia que estava forte e me senti bem, mas nunca se sabe em uma competição. Hoje eu realmente me diverti e escalei como queria escalar. Estava calma, me senti muito confiante e simplesmente aproveitei a atmosfera e a competição.”
Garnbret foi acompanhada no pódio de Keqiao pela italiana Camilla Moroni em segundo e pela chinesa Zhilu Luo em terceiro. Moroni começou a noite forte, completando os dois primeiros problemas da noite e pressionando Garnbret. No problema #3, ela alcançou a zona. O problema #4 a eliminou, como fez com todas as outras competidoras, exceto Garnbret.
A performance de Luo foi de altos e baixos. Ela completou brilhantemente os problemas #2 e #3 de primeira, mas não conseguiu alcançar a zona nos primeiros e últimos problemas da noite.
Zelia Avezou da França, Erin McNeice da Grã-Bretanha e Anon Matsufuji do Japão ficaram em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente. Natalia Grossman, Brooke Raboutou e Oriane Bertone não competiram no evento. A canadense Maddie Richardson quase perdeu a oportunidade de competir nas finais, ficando em sétimo lugar nas semifinais.
As mulheres competem novamente no final desta semana na Copa do Mundo de Lead em Wujiang, China. Será a penúltima Copa do Mundo de Garnbret antes das Olimpíadas, já que ela estará fora de alguns eventos para treinar e se preparar para a maior competição do ano.
Primeira etapa da Copa do Mundo de Boulder
Resultado final
- Janja Garnbret (ESL)
- Camilla Moroni (ITA)
- Zhilu Luo (CHI)
- Zelia Avezou (FRA)
- Erin McNeice (GBR)
- Anon Matsufuji (JPO)