Já são 12 os alpinistas mortos pela nevasca no Irã

Por Redação

alpinistas mortos
Neve nas montanhas próximas a Teerã. Imagem Shutterstock

Já chega a 12 o número de alpinistas mortos depois que uma forte nevasca que atingiu as montanhas ao norte de Teerã no fim de semana passado. As informações são da TVI, emissora estatal do Irã e da Reuters.

Nos últimos dias, neve forte e ventos fortes em várias partes do Irã fecharam muitas estradas e interromperam o transporte. Desde sexta, o país passa por um período de mau tempo, com neve e ventos fortes, o que fez inclusive com que várias estradas fossem fechadas e a Marinha levantou um alerta para que as embarcações não deixassem os portos.

Leia também:
+ Avalanches no Paquistão matam 77 pessoas
+ Cidade mais fria da Rússia recebe dois meses de neve em apenas 5 dias

Teerã fica no sopé da cordilheira Alborz, que possui várias estações de esqui e trilhas de escalada populares, assim como estações de esqui. Nesta época do ano, com o inverno do hemisfério norte, a prática de esportes de montanha é comum.

“A operação de resgate foi concluída e todas as pessoas desaparecidas foram encontradas”, disse Reza Zarei, chefe da federação de montanhismo do Irã, a emissora IRIB.

“Sete grupos de quatro pessoas estão procurando … mas devido às condições climáticas desfavoráveis, não é possível fazer buscas por via aérea agora”, Esmail Makkizadeh, vice-chefe do órgão marítimo regional do Irã, foi citado pelo site do IRIB.

Enquanto isso, as autoridades marítimas procuravam os seis iranianos e um indiano da tripulação de um navio de transporte iraniano que naufragou perto do estreito de Ormuz, na foz do Golfo, na sexta-feira, disse o IRIB em seu site.

Os corpos de dois alpinistas mortos foram encontrados no domingo, elevando para 12 o número de vítimas após as fortes nevascas.