A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) realizou seu voo inaugural com passageiros nesta terça-feira (29), com uma oferta de passagens a preços baixos, mais espaço entre as poltronas – por conta do número reduzido de assentos – e despacho gratuito de bagagens, na contramão do mercado atual.
+ Itapemirim vira low cost e tem passagens aéreas a R$ 170
+ A poucos dias da estreia, Itapemirim muda datas e cancela voos
Na primeira decolagem, realizada às 10h entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e o de Brasília (DF), estavam presentes apenas executivos da empresa e convidados, segundo informou reportagem do UOL.
Os voos comerciais começam a decolar nesta quinta-feira, depois de alguns adiamentos e remarcações no início das operações, consideradas normais pela Itapemirim. A entrada da empresa no mercado aéreo ‘nasceu’ em fevereiro de 2020.
Entre as ‘amenidades’ oferecidas pela nova aérea brasileira, estão a marcação de assentos e o despacho de bagagens gratuitos “para sempre”, além de voos mais vazios e, portanto mais espaçosos. Oferecer refeições em seus voos quando a pandemia acabar, fugindo do padrão de lanches e salgadinhos, é outra proposta da Itapemirim.
Para tornar isso possível, o presidente da empresa, Sidney Piva de Jesus, garante que a solução é simples: reduzir a margem de lucro da empresa. “Todos os benefícios serão mantidos. Esse é o processo Itapemirim de voar”, afirmou.
No momento, a ITA opera com quatro aeronaves modelo Airbus A320, reconfiguradas para transportar 162 passageiros, ao invés dos 174 usuais, divididas entre ITA Class (Executiva) e a Econômica. Os clientes terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo do assento e da configuração interna da aeronave – que pode mudar de voo para voo..
Os aviões da Itapemirim têm pouco mais de 15 anos de uso (uma aeronave comercial pode ser utilizada por 25 a 30 anos, se estiver com a manutenção em dia).
01/07
Belo Horizonte (Aeroporto de Confins)
Porto Alegre (RS)
Porto Seguro (BA)
Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão)
Salvador (BA)
03/07
Curitiba (PR)
01/08
Florianópolis (SC)
Fortaleza (CE)
Maceió (AL)
Natal (RN)
01/09
Vitória (ES)
São Luís (MA)
Aracaju (SE)
Goiânia (GO)
Ribeirão Preto (SP)
01/10
Belém (PA)
01/11
Manaus (AM)
Santarém (PA)
01/12
Foz do Iguaçu (PR)