Post que nega o aumento do nível do mar no Havaí viraliza; especialistas corrigem

Por Redação

Post que nega o aumento do nível do mar no Havaí viraliza; especialistas corrigem
Imagem: Claudio Schwarz/Unsplash

Uma comparação de fotos do Havaí viralizou nas redes sociais com pessoas alegando, falsamente, que o aumento do nível do mar é uma farsa. A publicação, que nega as mudanças climáticas, mostra duas imagens de um farol ao lado do penhasco que foi supostamente desmontado com um século de diferença.

Uma imagem é identificada como de 1900 e a outra de 2021. “MESMO farol com 120 anos de diferença. Os níveis do oceano não mudaram NEM UM POUCO”, diz o texto na imagem. O USA Today, no entanto, fez uma checagem de fatos do post e informou que a alegação é falsa.

Leia mais

+ Como conversar com alguém que não acredita em mudança climática

+ Temperatura dos oceanos subiu mais rápido do que o esperado

O veículo apurou que o farol das imagens nem mesmo existia em 1900. A postagem também desconsidera o efeito das marés no nível do mar e as mudanças climáticas.

O farol identificado nas imagens é o Farol de Daniel K. Inouye Kilauea Point da ilha de Kauai, no Havaí, que só foi construído em 1912. Em um e-mail enviado ao USA Today, Thomas Daubert, diretor executivo do Friends of Kauai Wildlife Refuges, confirmou que as imagens são do local.

Ele sugeriu que a imagem indicada no post como sendo de 1900 foi provavelmente tirada várias décadas depois. “A imagem (em preto e branco) mostra um pequeno pedaço de um prédio à esquerda do farol, que não foi construído até 1929 com o advento do radar”, disse Daubert.

A comparação feita na postagem do Facebook também desconsidera o efeito das marés. Os níveis do mar parecem mais baixos ou mais altos no farol, dependendo da hora, dia e estação do ano em que cada foto foi tirada.

Keryn Gedan, professora assistente de biologia na Universidade George Washington que pesquisa o efeito das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos e no nível do mar, disse ao veículo norte-americano que a comparação visual é “uma maneira ruim” de medir a mudança no nível do mar.

“Pode ser difícil discernir o estágio da maré a partir de uma fotografia. Dependendo do local, as marés podem chegar a 15 metros verticais”, disse ela.

Embora as mudanças de longo prazo no nível do mar não possam ser medidas a olho nu, dados do governo dos Estados Unidos mostram que os níveis do mar estão, de fato, mudando.

De acordo com a NASA, os níveis do mar aumentaram cerca de 15 a 20 cm ao redor do mundo no século passado.

Dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, também dos EUA, mostram que os níveis do mar no Porto de Nawiliwili em Kauai, mesma ilha da publicação que viralizou, estão subindo a uma taxa média de 17,7 cm a cada 100 anos. Os especialistas atribuem o aumento do nível do mar às mudanças climáticas.

“Nossa melhor ciência […] sugere que essa aceleração continuará no próximo século e resultará em taxas muito mais altas de aumento do nível do mar do que já experimentamos hoje”, disse Keryn. “É importante que as áreas costeiras se preparem e se planejem para essa eventualidade.”

O Facebook colocou um alerta de “Informação Falsa” na publicação que fez a errônea comparação entre as fotos.