Contagiados pela ideia de que um bom produto outdoor deve durar muitos anos, perguntamos a alguns especialistas em mundo ao ar livre quais os equipamentos que os acompanharam por uma infinidade de perrengues e que valeram cada centavo:
Luis Yoiti, montanhista
Mochila Deuter Aircontact 60 + 15
“Já tenho essa mochila há quatro anos. Paguei caro, porém nada se compara a sua durabilidade: ela já esteve comigo em expedições na Serra Fina, Patagônia, Machu Picchu e Bolívia. É uma mochila parruda, pesada e bem estruturada. Antes dessa, eu tinha outra do mesmo modelo, que ficou comigo por mais tempo e ainda está sendo usada, agora por um amigo para quem eu a dei de presente.”
Alexandre Cappi, fotógrafo
Anorak e mochila Salomon
“Em 2009, eu estive em um outlet da marca Salomon na França e gastei quase todo o pagamento que recebi pela viagem em equipamentos da marca. Comprei um anorak (jaqueta) e uma mochila para corrida de aventura que venho usando desde então, e eles continuam inteiraços. Também tenho vários tênis da marca, nunca usei nenhum até o fim – sempre levo apenas um par em expedições, e eles jamais me deixaram na mão.”
Rafael Campos, capitão e navegador da equipe Quasar Lontra
Colete salva-vidas Hidro 2
“Tenho um colete antigo que me acompanha desde a corrida de aventura Eco Challenge 2002, que disputei nas Ilhas Fiij. É um modelo muito resistente e que já me trouxe sorte em várias provas ao longo dos anos. Tenho outros coletes, mais modernos e leves, porém esse é ‘de estimação’. Tenho total confiança nele.”