Um incêndio em um barco utilizado para mergulho matou 34 pessoas na Califórnia. Trinta e nove pessoas a bordo do Conception estavam descansando após um dia de mergulho quando o fogo tomou conta da embarcação durante madrugada de segunda-feira (2).
Apenas cinco pessoas foram encontrados vivas e os corpos de 20 pessoas foram recuperados na costa da ilha de Santa Cruz. Acredita-se que os únicos sobreviventes sejam o capitão e quatro tripulantes que estavam acordados no convés superior. Eles pularam do navio, nadaram até um barco inflável na parte de trás e o levaram a um navio ancorado nas proximidades.
A maioria dos passageiros iam fazer um passeio de três dias de mergulho na região. De acordo com o USA Today, as vítimas eram desde adolescentes a pessoas na faixa dos 60 anos.
+ Os incêndios da Califórnia estão criando nuvens vulcânicas
O xerife do condado de Santa Barbara, Bill Brown, explicou à NBC que o evento foi uma tempestade perfeita de circunstâncias terríveis. Não apenas o incêndio estourou no meio da noite enquanto a maioria dos passageiros estava dormindo, mas o barco também estava em um local remoto onde o incêndio passava despercebido.
“Para estar em um local remoto em que ocorre um incêndio, limita a capacidade de combate ao fogo. E, de repente, o incêndio pode se espalhar muito, muito rapidamente, e você não pode pedir uma situação pior que esta”, disse o xerife.
As autoridades dizem que não há suspeita de incêndio criminoso, embora a investigação esteja em andamento.