Incêndio próximo à Chernobyl pode contaminar Kiev

chernobyl
Imagem Shutterstock

O incêndio que começou no dia 4 de abril em floresta próxima da Usina Nuclear de Chernobyl pode fazer com que fumaça contendo material radioativo esteja chegando até Kiev, a cerca de 100 quilômetros da zona de proteção de Chernobyl. Kiev, capital da Ucrânia, tem quase 3 milhões de habitantes. 

O país anunciou no início do mês (05) um aumento nos níveis de radioatividade na zona de exclusão de Chernobyl. O reator número 4 da central de Chernobyl explodiu em 26 de abril de 1986. Por causa da catástrofe, as autoridades evacuaram milhares de pessoas, no pior acidente nuclear da história. A “zona de exclusão” foi um espaço de proteção estabelecido ao redor do epicentro da tragédia para manter as pessoas distantes dos locais contaminados pela radiação, de cerca de 2.600 km2. 

O fogo na semana passada ocorreu exatamente nessa área de segurança. Em três dias, 35 hectares de floresta foram consumidas pela chamas, que se propagaram por mais de 100 hectares no setor florestal situado em torno da central nuclear. Egor Firsov, que coordena o serviço de inspeção ambiental, postou no Facebook um vídeo que mostra um contador Geiger exibindo um nível de radioatividade 16 vezes mais alto do que o normal. “Há radioatividade superior à normal no coração do incêndio”, disse Egor. 

Contudo, de acordo com a agência de notícias russa Sputnik, o chefe da Inspeção Estatal de Regulamentação Nuclear da Ucrânia, Grigory Plachkov, informou que a concentração de substâncias nocivas no ar não excederá os valores admissíveis.

O inspetor também teria afirmado que as concentrações previstas de césio-137, elemento radioativo, no ar de Kiev será mais de 100 vezes inferiores ao nível permitido.

Tours em Chernobyl suspensos

Chernobyl se tornou um destino exótico para muitos viajantes na Ucrânia. O lugar se tornou uma cidade fantasma, com ruínas paradas no tempo desde o acidente, como uma espécie de memorial ao ar livre. O governo ucraniano mede constantemente os níveis de radiação, e quando estão baixos, é possível visitar as cidades afetadas. 

Ao entrar na zona de exclusão, o cenário se torna apocalíptico. A visita passa por pontos como o memorial da evacuação, o monumento a Lênin, escolas, hospitais, cinemas e até um parque de diversões que seria inaugurado quatro dias depois da explosão. A maioria dos tours passa por fora da usina nuclear, mas algumas agências oferecem tours que incluem a parte de dentro da usina, com roupas especiais contra a radiação, com almoço no refeitório. 

Diversas agências em Kiev ofereciam esta visita até a pandemia de coronavírus, quando foram suspensas por conta das medidas de isolamento social. Com o incêndio, a suspensão pode ser prorrogada. Como alternativa, é possível fazer um tour virtual com uma ONG que cuida de cães abandonados na região.