A soberania de Janja Garnbret no mundo da escalada competitiva continua intacta. Na final feminina da Copa do Mundo de Boulder, na última quinta-feira (27), em Innsbruck, Áustria, Garnbret superou cada problema com relativa facilidade para ganhar a medalha de ouro.

Esta é sua 17ª medalha de ouro em Copas do Mundo de Boulder até hoje e sua 20ª no total se contarmos suas três vitórias no Campeonato Mundial de Boulder em 2018, 2019 e 2023.

Veja também
+ Dia do Orgulho LGBTQ+: atletas que prometem fazer a diferença em Paris 2024
+ Pedra de São Domingos é o palco do 6° episódio do Expedições com Henrique Avancini
+ Veja como ficou a arena da escalada esportiva para os Jogos de Paris

Em Innsbruck, Garnbret foi a única mulher a superar todas as quatro escaladas nas finais. Ela completou o problema nº 2 – uma linha poderosa com agarras arredondadas – e superou todos os outros problemas em apenas três tentativas cada.

Sua grande performance foi mais aparente no problema nº 4, a escalada final da noite. As cinco competidoras antes dela lutaram para alcançar a zona de apoio no problema incrivelmente complexo e confuso.

Garnbret desbloqueou rapidamente a sequência de movimentos críticos usando uma combinação de estratégia inteligente e força bruta. Ela então levou o problema até o topo com um final dinâmico.

Garnbret foi acompanhada no pódio de Innsbruck por sua colega de equipe, a eslovena Jennifer Eucharia Buckley, que ficou em segundo lugar. A jovem de 17 anos teve uma performance impressionante em sua primeira participação em uma Copa do Mundo de Boulder, alcançando três tops.

Em terceiro lugar ficou a americana Annie Sanders, também com três tops. Foi a primeira vez que a jovem de 16 anos subiu ao pódio em uma Copa do Mundo.

Houve muitas surpresas entre as atletas garantidas nas Olimpíadas de Paris. Chaehuyn Seo, da Coreia do Sul, e Yuetong Zhang, da China, não passaram da rodada de qualificação, ficando em 32º e 45º lugares, respectivamente.

Nas semifinais, Oriane Bertone, da França, ficou em sétimo lugar, Oceania Mackenzie, da Austrália, ficou em 12º, e Ai Mori, do Japão, ficou em 15º, todas perdendo a chance de competir nas finais.

A Copa do Mundo de Boulder feminina foi apenas o começo do evento em Innsbruck. As semifinais e finais masculinas de Boulder estão acontecem nesta sexta-feira (28).

As semifinais femininas e masculinas de guiada serão realizadas no sábado, com as finais ocorrendo no dia seguinte, domingo.