Um registro raro mostra o momento em que um cavalo-marinho branco deu à luz mais de 100 bebês. O rebanho, como é chamado o grupo de cavalos-marinhos, emergiu das bolsas de seus pais nos últimos dias de 2020 no Sea Life Sydney Aquarium, na Austrália.

As imagens publicadas no Facebook, mostram um cavalo-marinho-branco macho, cuja espécie é ameaçada de extinção, dando à luz aos filhotes – cada um do tamanho de um grão de arroz.

Leia Mais: + Imagens raras do acasalamento de tubarões-baleia na Austrália
+ Os 5 recifes de corais mais espetaculares e menos explorados do mundo

O que permite um cavalo-marinho macho engravidar é uma bolsa incubadora na qual ele transporta os ovos depositados pela fêmea. Além disso, na hora de dar à luz, o cavalo-marinho macho mexe a cauda até que seus filhotes nasçam. O processo é conhecido como gestação invertida.

Sua chegada marca um início bem-sucedido do segundo ano de um programa de reprodução de cavalos-marinhos iniciado pelo aquário, o governo australiano e a University of Technology Sydney.

A equipe do aquário disse que os bebês cresceram “bem e fortes” enquanto seus pais se mantinham ocupados, com mais bebês sendo esperados nos próximos meses.

“Aprendemos com nosso primeiro ano de criação e fizemos mudanças nas instalações, na fonte de alimentos e na rotina de manejo para desenvolver um programa mais simplificado e eficiente”, disse o especialista em cavalos-marinhos Mitchell Brennan.

Proteção para o futuro

O programa de reprodução conservacionista de cavalos-marinhos foi lançado no segundo semestre de 2019, com o objetivo de determinar um método bem-sucedido para restaurar a população.

A espécie de cavalo-marinho branco foi declarada ameaçada de extinção devido à perda de habitat. O programa concentra-se em repovoar as espécies estabelecendo novos habitats no porto de Sydney e devolvendo-os à natureza.

Em seu primeiro ano, 90 cavalos-marinhos juvenis nascidos no programa foram soltos em Clifton Gardens para viver em habitats artificiais chamados “hotéis de cavalos-marinhos”.

À medida que o programa de conservação avança para o segundo ano, os cientistas e a equipe do aquário vão continuar a construir no ano passado e construir novos hotéis de cavalos-marinhos que facilitarão melhor os bebês assim que forem introduzidos na natureza.