Uma pilota fotografou dois tubarões-baleia tentando se acasalar na costa remota da Austrália Ocidental
Por Redação
Pela primeira vez, imagens foram registradas de dois tubarões-baleia tentando acasalar. As fotos foram tiradas na segunda-feira, 10, pela pilota australiana Tiffany Klein, sobre as águas da costa de Ningaloo, na Austrália Ocidental.
Os dois tubarões-baleia, a maior espécie de peixe do mundo, foram vistos nadando juntos, girando ao redor, antes que o macho virasse para cima e brevemente fizesse contato físico com a fêmea.
“Eu sempre levo minha câmera comigo porque muitas coisas incríveis acontecem todos os dias e você não quer perder essas coisas. Essa foi provavelmente uma das coisas mais incríveis que eu já vi aqui em cima”, disse Tiffany.
+ Vídeo captura momento raro de baleia-jubarte recém-nascida
+ Três orcas cercam nadadora durante treino na Nova Zelândia; veja o vídeo
O macho tinha uma estimativa de nove metros de comprimento, enquanto a fêmea era notavelmente menor. Infelizmente, seu pequeno tamanho sugere que ela é uma adolescente, então é provável que essa tentativa de acasalar não tenha dado certo. Há a possibilidade do macho ter sido rejeitado.
Um macho da espécie tubarão-baleia pode crescer até 18,8 metros. Eles podem ser encontrados em todos os mares tropicais e temperados, desde a Austrália Ocidental até o Golfo do México, e geralmente se encontram em águas pelágicas iluminadas pelo sol. Apesar disso, sabemos muito pouco sobre os tubarões-baleia, especialmente sobre seus comportamentos de reprodução, o que torna essas imagens tão interessantes para os cientistas.
“Muito pouco se sabe sobre onde os tubarões-baleia se acasalam ou dão à luz”, acrescentou a pilota. “Eles são animais solitários e são vistos nadando sozinhos”.
Os tubarões-baleia estão listados como uma espécie em extinção na Lista Vermelha da IUCN. Eles são ameaçados principalmente pela pesca e outras atividades industriais.