O fotógrafo norte-americano Mike Mezeul II compilou registros de tirar o fôlego para produzir o mini-doc Fagradalsfjall- The Birth of a Volcano. O filme de 3:20 minutos mostra o impressionante momento em que um novo vulcão entra em atividade na Islândia, etapa por etapa.
“Testemunhar o nascimento do mais novo vulcão da Islândia foi um dos momentos mais incríveis da minha vida. Estou animado para compartilhar com vocês todo o meu último vídeo, “Fagradalsfjall”, que destaca a beleza e a perplexidade dessa incrível erupção” publicou Mezeul II.
Fato curioso: filmado durante 8 dias, o documentário custou ao fotógrafo pelo menos dois drones – que acabaram derretendo, literalmente, durante as filmagens.
O vulcão entrou em atividade na Islândia em março deste ano, e está localizado no meio da Península de Reykjanes, que liga a capital islandesa Reykjavik ao Aeroporto Internacional de Keflavik.
A erupção teve início depois de a região, com alta atividade sísmica, ter registrado mais de 40 mil pequenos tremores três semanas antes, e poucas horas antes do registro de um terremoto de magnitude 3,1 ter sido identificado a 1,2 km do vulcão.
A área também fica perto do famoso resort de fontes termais da Lagoa Azul, mas não há indicação de pessoas ou propriedades em risco: a zona tornou-se um ponto de atração para milhares de curiosos e dados das autoridades do turismo da Islândia indicaram que pelo menos 36.293 pessoas já visitaram o local – que poucos dias depois foi interditado.
A última erupção na Península de Reykjanes aconteceu há 800 anos e durou três décadas, registrando vários episódios de atividade entre os anos de 1210 e 1240.