Yukiko Urata, de 102 anos, saltou com a filha e a neta
Por Redação
Uma idosa de 102 anos provou que não há limite de idade quando o assunto é aventura. No sábado (30), a centenária Yukiko Urata saltou com a filha Dina Urata Sakagute, de 59 anos, e a neta Karina Tizuka Urata Sakagute, de 26, no Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva – SP.
A dona Yukiko Urata e sua família moram em Guarulhos, na Grande São Paulo. Sua filha Dina contou ao portal G1 que passava com certa frequência por Boituva e via os paraquedistas no céu.
- Idosa de 102 anos salta de paraquedas e bate recorde mundial
- Inspire-se com este montanhista e corredor de trilha de 85 anos
- Esta senhora de 103 anos é a nova guarda florestal júnior do Grand Canyon
“Eu sabia que a cidade era conhecida como a ‘capital do paraquedismo’. Sempre passava por lá para levar minha filha para Bauru, onde fazia faculdade. E sempre que via dizia que queria saltar. Mas falava sem compromisso, nunca coloquei um prazo para isso”, comenta.
Até que um dia, uma amiga a incentivo, assim como sua filha Karina, que já havia saltado uma vez. Quando estava combinando os detalhes do salto de paraquedas, Dina percebeu que a mãe, de 102 anos, estava interessada no assunto, e ‘brincando’ pergunto se ela gostaria de saltar, que na mesma hora aceitou o convite.
Dina disse que a família se surpreendeu quando Yukiko levou a sério o convite feito de brincadeira.
Visualizar esta foto no Instagram.
Três gerações
Um detalhe que chamou a atenção de Dina é que até a mãe centenária queria saltar, mas os homens da família fugiram do convite. “Ninguém quis. Só foi a mulherada. Três gerações de mulheres saltando juntas.”
Yukiko ficou animada para saltar, mas a preocupação com a perna dela deixou a filha em dúvida. Dina conta que a mãe precisou colocar uma prótese em uma das pernas depois de fraturar o fêmur, em novembro de 2017, e que por isso não poderia apoiar os pés no chão na hora do pouso.
Ao conversar com instrutores da Queda Livre, escola de Paraquedismo em Boituva, a filha de Yukiko viu que não teria problema sua mãe saltar, pois durante o pouso quem colocaria os pés no chão seria o instrutor.
Segundo a Dina, a idosa ficou muito feliz de ter participado do salto de paraquedas com a família e que tudo ocorreu tranquilamente.
Sobre a saúde de Yukiko, a filha conta que ela não toma nenhum remédio. “Não é diabética, nem hipertensa, não reclama de dores. Lê jornal japonês todos os dias, sempre compro livros porque ela adora ler. Come muita fruta e pouca carne. Levo para assistir musicais, concertos, óperas, circo, shows de música japonesa, enfim, ela não fica ‘parada’ no tempo.”