Horta em apartamento: confira dicas para fazer a sua

Horta em apartamento: confira dicas para fazer a sua
Foto: Rawpixel

Já pensou em ter uma horta em casa e poder colocar temperos frescos no preparo de cada refeição? Além de uma opção mais saudável e livre de produtos que podem ser tóxicos para o seu organismo, os alimentos ficaram ainda mais saborosos. Então se você acha que não tem muito espaço pra isso em casa, se liga nessas dicas para fazer sua horta em apartamento.

+ Confira os benefícios das algas na alimentação

+ Urban jungle é o novo estilo de decoração e vida dos Millennials

+ La Vaca Gigante: evento de onda XXL acontece amanhã na Espanha

E claro, se você mora em casa e também quer cultivar seus próprios temperinhos, todas as dicas são adaptáveis para o seu tipo de espaço também!

O que plantar em uma horta em apartamento?

Olha, é possível plantar quase tudo na sua mini horta em apartamento, então você pode escolher coisas que utiliza geralmente nos temperos das refeições ou até mesmo naquilo que dá menos trabalho para cuidar no dia a dia. Se liga em algumas ideias de hortaliças:

  • Manjericão;
  • Tomate-cereja;
  • Coentro;
  • Sálvia;
  • Pimentão;
  • Rúcula;
  • Salsinha e cebolinha;
  • Orégano;
  • Hortelã.

E essas são apenas algumas opções possíveis de serem cultivadas na sua mini horta.

Como montar uma horta em apartamento?

Uma outra dúvida que pode pintar por aí é quanto de espaço é necessário e onde colocar suas hortaliças, e existem ideias bem variadas e legais para isso.

Onde montar a horta: O primeiro passo é escolher um lugar bem iluminado por luz natural e que seja arejado, isso vai ajudar suas hortaliças a crescerem bem e saudáveis. É importante entender um pouco sobre o que você vai plantar na sua horta e saber quais plantas precisam de mais luz solar.

Tipos de temperos: Sobre os temperos que você vai plantar, há diversas alternativas, mas prefira aqueles que possuem mais utilidade no seu dia a dia, para que não acabem sendo desperdiçados.

Horta inteligente: as hortas inteligentes e auto irrigáveis são a nova tecnologia para quem adora temperinhos frescos, mas não tem muito espaço em casa para fazer a horta. Além disso, quem não tem muito jeito em cuidar de plantas, essa hortinha auto irrigável será uma mão na roda.

Horta vertical: a horta vertical é boa para quem tem pouco espaço no apartamento também, já que os vasos ficaram presos na parede. Mas se não puder fixar uma estrutura na parede, é possível improvisar uma estante pequena, onde os vasos podem ficar apoiados.

Horta em vasos: se você dispor de um espaço melhor no seu apartamento, como uma varanda, por exemplo, os temperos podem ficar em vasos coloridos e diferentes, dessa forma além de manter seus temperos saudáveis, os vasos vão ajudar a decorar o ambiente.

Outra alternativa bem legal é utilizar caixotes de feira! Nesse vídeo, a Marieli Mallmann ensina a plantar os temperinhos e ainda dá dicas de materiais para comprar e fazer sua horta no caixote de mercado. Confere aí!

 

-Publicidade-