Dois trilheiros precisaram ser resgatados, e outro faleceu nas Montanhas Brancas, nos Estados Unidos, no último fim de semana, apesar de todos estarem equipados para condições de inverno, informaram os resgatistas.
+ Austríaca é 1ª pessoa do mundo a escalar o El Capitan em flash
+ Homem é banido de parque nacional após cometer ‘erro comum’
O primeiro par, Xander Dalke, de 20 anos, e Aylen Dalke, de 18 anos, foi resgatado no Lincoln Brook Trail no domingo (24), após cair no riacho Lincoln Brook duas vezes e sofrer de hipotermia. Após a primeira queda, os dois trocaram de roupas por peças secas, mas pouco depois caíram novamente no riacho.
Os Dalkes começaram o que deveria ser uma caminhada de dois dias ao redor de Owl’s Head na manhã de sábado (23). No entanto, os planos deram errado no final do mesmo dia. Sabendo que a hipotermia era uma ameaça, a dupla entrou em contato com o Dartmouth Outdoor Programs usando um dispositivo Garmin por volta das 19h, o que acionou o resgate. As coordenadas enviadas pelo dispositivo indicaram que eles estavam a mais de 12 km do início da trilha no momento do chamado.
Apesar das roupas molhadas, a dupla tentou voltar em segurança, caminhando mais 10 km antes de parar. Algumas horas depois, montaram uma barraca na tentativa de se aquecer. Às 2h30, um oficial de conservação chegou ao local com dois conjuntos de roupas secas. Uma hora depois, os trilheiros puderam começar a caminhar de volta ao início da trilha. Os oficiais descreveram os dois como “preparados” e afirmaram que estavam equipados para enfrentar as condições de inverno.
Embora os Dalkes tenham conseguido sair das White Mountains, outro trilheiro não teve a mesma sorte. Na noite anterior à caminhada dos Dalkes, as autoridades locais receberam um relatório de que Christopher Huyler, de 44 anos — morador de New Hampshire — havia desaparecido. Huyler saiu para uma caminhada na área intermediária das três Cannon Balls, através do vale Coppermine Brook, para verificar as condições de uma área de esqui.
Por volta das 16h, Huyler ligou para sua esposa para informar que estava a caminho de casa. Quando ele não retornou no horário esperado, sua esposa acionou as autoridades. Uma equipe de busca chegou à área por volta das 21h de sexta-feira e encontrou seu corpo às 1h. Mais de 20 pessoas participaram da busca e recuperação de Huyler.
Em um comunicado, as autoridades afirmaram: “Ficou evidente que o homem sofreu uma queda significativa em um terreno gelado. Ele estava usando microspikes e bem equipado para a caminhada.”
Embora tanto os Dalkes quanto Huyler estivessem preparados, os oficiais reforçaram o aviso de que o inverno nas Montanhas Brancas é rigoroso o suficiente para desafiar até mesmo os trilheiros mais experientes.