Diretores de grandes estúdios estão se aventurando em paisagens extremas para filmar grandes sucessos 

Por Michael Fitzgerald*

Robin Mounsey é o cara que mantém honestos os filmes de sobrevivência de Hollywood. Como gerente de locação, ele encontra lugares remotos para sessões de filmagem. Conduz com segurança todos para dentro e para fora de condições extremas via helicóptero e, em seguida, ajuda a garantir que tudo pareça realista na pós-produção. Durante décadas, Mounsey guiou equipes de cinema de 100 pessoas ao redor do Ártico e incontáveis ​​cadeias de montanhas para blockbusters como O Legado Bourne (The Bourne Legacy)Limite Vertical (Vertical Limit).

Mas nenhum dos filmes em que ele trabalhou recebeu mais repercussão do que O Regresso (The Revenant), que colocou Leonardo DiCaprio contra um urso faminto nos campos selvagens do século 19 no Missouri. “O filme foi incrível por causa do visual”, diz Mounsey. “Fui especificamente instruído a não terminar minha busca no final da estrada, mas a olhar além.”

Com 12 indicações ao Oscar e três vitórias em 2016, O Rgresso fez uma nova onda de filmes de sobrevivência. Desde então, Mounsey liderou equipes na Colúmbia Britânica para o romance de sobrevivência Depois Daquela Montanha (The Mountain Between Us), estrelado por Idris Elba e Kate Winslet, e para as Montanhas Rochosas canadenses pelas filmagens de Alpha, um épico da era do gelo sobre um garoto abandonado com um lobo. Estreando em 17 de agosto, Alpha pode ser a aventura mais selvagem do mundo para sair de Hollywood desde o Regresso – se a produtora, o novo Studio 8 de bilhões de dólares, puder entregar.

Robin Mounsey é uma das poucas pessoas no ramo que consegue encontrar o local perfeito para um filme e depois ajudá-lo a sobreviver – Cortesia Robin Mounsey

Mounsey, de 63 anos de idade, é tão requisitado porque é uma das poucas pessoas no ramo que consegue encontrar o local perfeito para um filme e depois ajudá-lo a sobreviver. “Os estúdios me colocam em uma caixa como gerente de locação”, diz o ex-instrutor da Outward Bound. “Realmente, sou uma arma contratada. Eles me contratam, e eu simplesmente entendo tudo”.

Os feitos de Mounsey começaram durante a adolescência nos anos 70. Ele começou a escalar em Yosemite quando tinha 15 anos. Também se tornou a primeira pessoa a escalar o Monte Grimface, uma parede de granito perto de sua casa de infância em BC. Após passagens como guia de rafting e escalada, funcionário do sistema de parques e consultor de controle de avalanche na América do Norte e do Sul, Mounsey foi convidado para ajudar em projetos de filmes pequenos sazonalmente. Uma carreira outdoor muito mais lucrativa seguiu-se logo depois que Mounsey chegou a se tornar gerente de locação de clássicos de aventura como Alive.

Hoje em dia, ele viaja dez meses do ano para os lugares mais distantes, trabalhando em três ou quatro projetos por vez. “[Mounsey] não é apenas um cara que traz muitos trailers e sabe como transformá-los em reais”, diz Frank Marshall, produtor indicado ao Oscar de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida e diretor do Alive, que ele e Mounsey trabalharam juntos nas Montanhas Rochosas canadenses no início dos anos 90. “Eu posso falar com ele criativamente, e ele descobrirá o caminho para fazê-lo. Mas quando ele diz que temos que sair da montanha, eu não digo: “Só mais um take!”

O diretor Hany Abu-Assad teve uma experiência semelhante em locação para The Mountain Between Us. “Robin se preocupa com os humanos”, diz ele. “Sua equipe, segurança, o filme e a arte – ele é um ser humano completo.”

O trabalho mudou substancialmente com o advento da tecnologia de câmeras digitais. Filmar digitalmente permite flexibilidade em situações de pouca luz, por exemplo. “Muitos diretores de fotografia estão escolhendo não iluminar o trabalho externo, enquanto no passado muitos deles optaram por iluminá-lo”, diz Mounsey. Avanços no vestuário ao ar livre também tornaram mais fácil adequar-se a climas mais extremos. “Tenho equipes que garantem que todos se vistam direito. Nós não costumávamos ter muita coisa leve e compacta. Tem sido um enorme benefício.”

robin mounsey
(Courtesia Robin Mounsey)

Ainda assim, mesmo os melhores equipamentos não facilitaram o trabalho, o que Abu-Assad aprendeu em sua recente experiência em altitude elevada com Mounsey. “Quando você visita pela primeira vez, você pensa: ‘Oh meu Deus, isso é impressionante’. Mas quando mais tarde você tem que ficar um dia inteiro no frio, é devastador. Um dos personagens chora no chuveiro em The Mountain Between Us – esse sou eu também; Eu fiz isso. ”Como muitos dos diretores com quem Mounsey trabalha, Abu-Assad acabou aparecendo ao ar livre. “Nós fazemos isso pela beleza”, diz ele. “Quando vejo os resultados, não sinto mais a dor ou a dureza, apenas a beleza.”

De fato, o sucesso das filmagens no local em O Regresso e outros sucessos de bilheteria como Star Wars parece ter encorajado as produtoras, que antes poderiam ter se recusado à grandeza de variáveis ​​e custos imprevisíveis envolvidos em produções selvagens. “Estamos indo para lugares cada vez mais extremos”, diz Per-Henry Borch, que recentemente ajudou nas filmagens nos fiordes do oeste da Noruega para o mais novo filme da Missão Impossível. “Diretores e produtores querem locais que as pessoas nunca viram antes. O Regresso ajudou a abrir os olhos para esse valor.”

Mounsey diz que depois do Regresso, ele começou a receber mais ligações sobre projetos igualmente ambiciosos no deserto. O interesse o fez otimista sobre o futuro dos filmes de sobrevivência em Hollywood. Frank Marshall, por exemplo, recentemente assinou contrato para produzir um filme chamado The Longest Night, sobre o maior resgate da Guarda Costeira na história. “Sou atraído por histórias sobre pessoas comuns em situações extraordinárias”, diz Marshall. E ele vai se certificar de que seja filmado lá fora. “Os filmes são sempre mágicos, mas quanto mais realismo você está trabalhando, mais mágicos eles podem ser.”

*Texto publicado originalmente na Outside USA.