O duelo aguardado na maratona das Olimpíadas de Paris era entre Tigst Assefa, da Etiópia, e Peres Jepchirchir, do Quênia, mas foi outra mulher quem fez história no último dia de Jogos na França. A holandesa Sifan Hassan levou o ouro neste domingo (11), depois de ganhar medalhas de bronze nos 5.000 e 10.000 metros nos Jogos dias atrás, feito que a igualou ao lendário Emil Zatopek, que conquistou também as três medalhas há 72 anos.
+ Etípoe Tamirat Tola vence maratona de Paris 2024 com recorde; Kipchoge abandona prova
A atleta completou o percurso em 2h22min55s em um sprint final impressionante. A etíope Tigst Assefa, que possui o recorde mundial feminino em maratona mista, foi prata apenas três segundos atrás. Hellen Obiri, do Quênia, foi bronze com 2h23min10s.
Sifan Hassan conquistou o primeiro ouro dos Países Baixos na história da maratona Olímpica e também o primeiro título feminino para um país europeu desde o ouro de Constantina Tomescu, da Romênia, em Pequim 2008.
WOW What a camera angle from the crowd, of that epic sprint to the finish line of the Women’s Marathon
Sifan Hassan & Tigist Assefa bumping together trying to finish first after 2+ Hours of running#Olympics #Paris2024 #Marathon
— Jordan Roca (@JRoc23) August 11, 2024
O Brasil não tinha representantes profissionais na maratona de Paris 2024. No total, 80 das 91 competidoras inscritas completaram os 42,195km na Esplanada Invalides.
Esta foi a última disciplina do atletismo nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A prova tradicionalmente “fecha” a competição horas antes da Cerimônia de Encerramento – onde os três primeiros recebem suas medalhas.
Em Paris, pela primeira vez na história a prova feminina é disputada no último dia ao invés da masculina. Desta vez os homens correram no sábado (10). O etíope Tamirat Tola ganhou a medalha de ouro ao completar o percurso em 2h06min26s – o novo recorde Olímpico.