Vale das Videiras, em Petrópolis (RJ), é um local que está na vida do ciclista há quase 30 anos e tem uma grande história com o mountain bike do Brasil
Foi dada a largada para a segunda temporada da websérie Expedições com Henrique Avancini. Em 2024, o atleta brasileiro pedalou por 12 locais do País para mostrar lugares icônicos do MTB. E agora, Avancini lança o primeiro episódio do Expedições 2025.
“Eu estou muito feliz com o retorno desse projeto, em fazer mais uma temporada”, relata Avancini.
“O Expedições surgiu a partir de um desejo meu, pessoal, de pedalar por locais diferentes, mas eu acabei aproveitando a oportunidade de gerar conteúdo para poder divulgar locais Brasil afora, locais que fossem importantes para mim ou que fossem interessantes para as pessoas pedalarem. O intuito desse projeto é estimular esse movimento, da pessoa ir sozinha para um lugar ou ir com um amigo para algum lugar novo, se aventurar, se desafiar em um ambiente que seja desafiador, mas que também gere o prazer, o autoconhecimento, o conhecimento do nosso país que oferece tanta coisa incrível”, comenta o ciclista brasileiro.
Veja também
+ Em homenagem ao Papa Francisco, Giro d’Italia retorna ao Vaticano após 25 anos
+ O que a ciência diz sobre a diferença do VO2 máximo nas mulheres
+ Cascata de Gelo do Khumbu colapsa no Everest; alpinistas escapam ilesos
E no primeiro episódio, Avancini mostra um local que tem muito da sua história e também da história do ciclismo brasileiro: o Vale das Videiras. Localizado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Vale das Videiras é há quase 30 anos um dos picos preferidos do atleta para treinos.
O percurso utilizado por Avancini conta com 7,7% de inclinação em 5,63km de distância. O trecho é considerado uma das subidas mais íngremes da região serrana do Rio. E não são só mountain bikers que gostam de desfrutar da região para treinos.
Assista aqui:
“Nessa 2ª temporada, o primeiro episódio eu abri mais uma vez com um local meu de treinamentos, então mostro um pouquinho do meu quintal antes de conhecer outros quintais. O Vale das Videiras é uma subida não tão longa, mas muito emblemática para a região. É um local que os bikers passam muito treinando, seja de mountain bike ou seja de road. Ele o Vale das Videiras se conecta com a história do mountain bike no Brasil, pois foi nele que ocorreu um dos primeiros eventos oficiais do MTB no País, em 1989, curiosamente meu ano de nascimento. Então acho que é um lugar que tem muita história em torno da bike. E eu também tenho muitas histórias particulares no Vale das Videiras, de treinos muito bons e de treinos muito sofridos também”, finaliza o atleta.
O programa é produzido pela BARBRA Creative Studio, com direção e direção de fotografia de Gabriel Moraes, produção de Mariana Gomes e motion graphics de Tuti Faganello.