O mountain biker brasileiro Henrique Avancini, que é número 2 do ranking mundial, conquistou nesta sexta-feira (2) sua quarta vitória em uma etapa de Copa do Mundo de Mountain Bike. A vitória foi em Nove Mesto, na República Tcheca, onde estão sendo disputadas as duas primeiras etapas da temporada.
Avancini venceu a disputa nos metros finais do short track, que vale a definição do grid de largada do XCO. O brasileiro deixou para trás o suíço Thomas Litscher, o alemão Maximilian Brandl, e o holandês Milan Vader.
Leia Mais:
+ Henrique Avancini: MTB como missão de vida
+ Assista na íntegra a live com Henrique Avancini
No total serão realizadas quatro provas em Nove Mesto, duas em cada etapa, sendo sempre uma de short track (percurso mais curto) e outra de XCO, a versão olímpica, mais longa. Na primeira etapa, no começo da semana, o ciclista brasileiro sofreu uma queda no short track e foi quinto no XCO.
“Já falhei e me frustrei muitas vezes, mas Deus me fez resiliente!”, escreveu Avancini sobre a vitória de hoje na Copa do Mundo.
Avancini vem fazendo história mountain bike brasileiro e derrubando barreiras em um esporte dominado por atletas europeus. Você pode conferir mais sobre sua história na entrevista da Go Outside com o atleta. Veja aqui.
Vitórias do feminino
Entre as mulheres, a prova também foi definida apenas no sprint final. Quem levou a melhor foi britânica Evir Richards, que havia levado um tombo durante a prova, mas foi a primeira a cruzar a linha de chegada. O segundo lugar ficou com a francesa multi-campeã Pauline Provot e o terceiro posto ficou para Laura Stigger, da Áustria.
A competição contou com a presença de duas brasileiras: Raiza Goulão, que fechou em trigésimo oitavo, e Letícia Cândido, que passou logo atrás em trigésimo nono.