O brasileiro Henrique Avancini acaba de conquistar uma vitória histórica na disputa de Cross Country (XCO) de Copa do Mundo de Mountain Bike em uma prova cheia de garra e emoção.

Em sete voltas, em um circuito técnico e exigente em Nové Mesto, na República Tcheca, Avancini deixou para trás seu maior rival, o suíço Nino Schurter.

Leia Mais:
+ Henrique Avancini: MTB como missão de vida
+ Assista na íntegra a live com Henrique Avancini

Na última volta, na etapa de single track, quando Nino e o holandês Milian Vader brigavam pelo primeiro lugar, Avancini foi estratégico e foi pela pista menos técnica, porém mais longa. E nos minutos finais, com toda a sua força, o brasileiro venceu a disputa em 1 hora e 25 minutos.

Foi a quarta vitória dele em Copas do Mundo e brasileiro também já foi campeão mundial na versão maratona do moutain bike.

Além da vitória história deste domingo (4), Avancini também levou o primeiro lugar do pódio na sexta-feira, na prova de XCC da Copa do Mundo, um circuito bem mais curto.

Veja o vídeo da chegada:

A temporada da Copa do Mundo de Mountain Bike 2020 começou em 29 e setembro e o circuito foi reduzido para apenas quatro eventos, três deles com rodadas duplas – a exceção é o Campeonato Mundial, disputado em corrida única na semana que vem na Áustria.

Diferença de XCO e XCC

O XCO é o Cross Country Olímpico, que são provas disputadas com várias voltas em um circuito de cerca de 6Km, formado por trilhas e alguns trechos de estradas, com subidas e descidas e demais dificuldades e obstáculos oferecidos pelo terreno. Já o XCC, o Cross Country Short Circuit ou Short Track, são disputadas em circuitos curtos, mas intensos, de até 2Km, em baterias 30m a 1h, e a largada. O percurso pode possui obstáculos naturais e/ou artificiais.
Em ambas as modalidades de Copa do Mundo de Mountain Bike 2020, Henrique Avancini venceu.