Um guia prático para cuidar e manter seus zíperes funcionando

Por Joe Jackson*

zíperes
Foto: Phellings Media / Shutterstock.

Você pode economizar centenas – senão milhares – de reais em equipamentos outdoor se dominar apenas um simples aspecto da manutenção: o cuidado com os zíperes. Apenas fazendo o mínimo é possível adicionar cinco ou mais anos de vida a mochilas, jaquetas caras de Gore-Tex e barracas valiosas. E quanto mais tempo você conseguir passar sem precisar substituir essas coisas, mais dinheiro terá no bolso para gastar em coisas mais importantes – como gasolina, passagens de avião ou burritos no café da manhã.

Ao longo dos anos, entrevistei centenas de especialistas em equipamentos para esta coluna, e zíperes surgiram dezenas de vezes – especialmente ao conversar com especialistas em reparos – como o detalhe mais importante nos itens onde estão presentes. Faz sentido: zíperes são um ponto fraco em muitos equipamentos e podem quebrar facilmente se não forem usados corretamente. Repará-los é difícil de fazer em casa e caro para terceirizar. Se uma brasa voar para minha jaqueta de chuva e abrir um buraco no ombro, posso consertar em minutos com uma fita adesiva resistente. Se eu quebrar um zíper, geralmente entro em pânico.

Veja também
+ Qual é o melhor horário para jantar? Nutricionistas respondem
+ Como ter sucesso no Rocky Mountain Games em Campos do Jordão
+ Brasil é responsável por 8% de todo o plástico despejado nos oceanos, revela ONG

Mas, embora seja importante respeitar os zíperes, também é importante não temê-los. Afinal, eles são máquinas simples que mal mudaram nos últimos 120 anos. Para ajudar a desmistificá-los, conversei com três dos especialistas mais respeitados em materiais e componentes que conheço e pedi que compartilhassem seus segredos.

Aqui está o que você precisa saber sobre o cuidado, uso e manutenção dos zíperes para manter seu equipamento funcionando ano após ano.

Os especialistas

Mike Munter é atualmente diretor de pesquisa, desenvolvimento e design da BioSkin, que fabrica cintas médicas. Antes disso, ele passou 20 anos projetando equipamentos para marcas como Cascade Designs, REI e a empresa de uniformes militares, onde se concentrou especificamente em acabamentos e zíperes.

Robert Fry é uma das minhas fontes mais confiáveis – e sinceras – de materiais há uma década. Ele atuou como diretor global de merchandising e design de produtos na Mountain Hardwear e como gerente sênior de produtos em marcas como The North Face e Simms. Atualmente, é o Diretor Global de Produtos Outdoor na Asmara Group, uma empresa global de fornecimento de roupas.

Charles Ross é professor no Royal College of Art, em Londres, especializado em roupas esportivas de alto desempenho e design, há quase 13 anos. Ross é um acadêmico de coração e sabe uma quantidade impressionante sobre a história e funcionalidade dos zíperes.

Foto: Joe Jackson / Outside USA.

Um breve glossário

Tecido: O tecido em ambos os lados de um zíper.

Dentes: As fileiras de pequenos botões que se unem para formar a corrente do zíper.

Pino: A peça pontuda de metal ou plástico na parte inferior de um lado do zíper. É a peça que você deve encaixar na pequena caixa na parte inferior para começar a fechar o zíper.

Puxador: A aba solta de metal ou plástico que você agarra com os dedos para deslizar o zíper para cima e para baixo.

Cursor: A peça robusta de metal ou plástico à qual o puxador está preso. O cursor sobe e desce ao longo do tecido do zíper, conectando ou desconectando os dentes ao abrir e fechar.

Caixa do pino: A pequena caixa quadrada na parte inferior do zíper que impede o cursor de cair. Você deve inserir um lado do tecido do zíper (o lado com o pino) nesta caixa para iniciar o fechamento do zíper.

Dicas para Comprar Zíperes

Procure por “YKK” no zíper

Todos os meus três especialistas concordaram – mesmo que um pouco relutantes – que a YKK faz um zíper fantástico. Esta é uma marca confiável em termos de qualidade.

“Você vai evitar 80% dos problemas ao escolher YKK, porque eles dominam o processo”, disse Fry. “É de alta qualidade. A execução é a mesma quase em qualquer lugar do mundo. Então, seja um casaco feito na Indonésia, China ou Canadá, ele terá a mesma sensação e comportamento”. Fry disse. Simplificando: se você comprar uma jaqueta com um zíper genérico em vez de um YKK, as chances de falha são maiores.

Teste o zíper antes de comprar

Se possível, pegue a peça nas mãos e sinta o zíper antes de finalizar a compra. O movimento do zíper deve ser suave. “Deve parecer líquido”, disse Fry. E se sentir que está enroscando ou parando? “Provavelmente é sem marca e vai quebrar”, ele disse.

Maior é melhor

Se você estiver comparando dois produtos concorrentes e um tiver um zíper principal maior, provavelmente durará mais. “Maior é sempre melhor, sempre”, disse Fry. Toda vez que você usa um zíper, ele desgasta pequenos pedaços de material. Dentes menores falham mais rápido porque têm menos material para gastar, e os dentes se deformam ou arredondam e param de se encaixar depois de menos usos.

A diferença de peso entre um zíper #5 (com dentes que medem cinco milímetros de diâmetro quando fechado, como os que você veria em uma jaqueta de chuva leve) e um #10 (o tipo que você está acostumado a ver em sua bagagem de mão) é incrivelmente insignificante. Mas o zíper #10 vai durar muito mais tempo.

Foto: Joe Jackson / Outside USA.

Melhores práticas para usar zíperes

A melhor maneira de manter seus zíperes funcionando bem é tratá-los com respeito. Aqui estão as dicas dos nossos especialistas.

Não use zíperes para forçar algo a fechar

Um dos maiores erros de uso, principalmente em bagagens e mochilas, é tentar usar o próprio zíper para fechar algo que está apertado. “Eles não foram feitos para ser o dispositivo de fechamento”, disse Fry. Puxar uma bolsa teimosa para fechar coloca muita força no cursor e nos dentes. Os zíperes não foram projetados para suportar essa força.

“Zíperes funcionam muito bem em uma direção, para cima e para baixo”, explica Ross. Qualquer tipo de curvatura introduzida no sistema torna o zíper significativamente mais propenso a falhar. Uma leve curva, como quando fecho um moletom sobre a barriga depois de comer alegremente uma pizza grande, aumenta em cerca de cinco por cento as chances de falha. Se eu colocasse uma bola de basquete sob meu moletom e tentasse fechá-lo, o zíper provavelmente quebraria. Então, se você notar um volume na sua mochila, arrume antes de tentar fechá-la para evitar esse problema.

Força bruta só vai piorar um zíper emperrado

“Se você sentir resistência [no zíper], a primeira coisa a fazer é parar e examiná-lo”, disse Ross. Zíperes devem correr suavemente, então qualquer tipo de resistência – mesmo uma leve dificuldade ao subir ou descer – merece atenção. Embora isso pareça muito simples, tenho que admitir que é difícil seguir. Na pressa, já estraguei muitos zíperes. Ross também. “Sou um cara”, Ross ri. “Se sinto resistência, puxo com mais força”. Mas, nesse caso, ele recomenda que você faça o que ele diz – não o que ele faz. Puxar um zíper com força só aumenta a chance de quebrar os dentes ou tirar o cursor dos trilhos. E, assim como ser parado por excesso de velocidade atrasa sua viagem, quebrar o zíper vai aumentar o tempo de preparo para sua viagem. Vá devagar e faça certo da primeira vez.

Fry também destacou a importância de ser delicado ao fechar o zíper. “Certifique-se de tirar a pressão do zíper para que ele deslize facilmente”, disse Fry. “Se você está lutando com o zíper, ele provavelmente vai quebrar – seja dessa vez ou na próxima vez que você usá-lo”.

Tome tempo extra para encaixar bem o zíper

Munter toma cuidado extra para encaixar corretamente o pino do zíper na caixa sempre que fecha um casaco. Se você apressar o encaixe ou não colocar o pino até o fim, isso aumenta significativamente as chances de os dentes não se encaixarem de maneira uniforme. Isso os torna mais propensos a deformar. Pequenas deformações nos dentes costumam levar a problemas irreparáveis ao longo do tempo.

Esse cuidado extra no início do processo também vale para o cursor. Munter gosta de apertar o cursor contra a caixa e trazê-lo abaixo do pino antes de encaixá-lo no lugar. Isso cria uma compressão que prepara o início do zíper de forma perfeita. “Se você começa bem, vai funcionar bem”, disse Munter.

zíperes
Foto: Joe Jackson / Outside USA.

Truques simples de manutenção para fazer seus zíperes durarem

Ir devagar e respeitar seus zíperes não é a única maneira de mantê-los funcionando. Eles também precisam de um pouco de carinho de vez em quando. Aqui está como manter seus zíperes funcionando suavemente por anos.

Limpe seus zíperes

“Suja acumula nos dentes e desgasta seu zíper”, disse Munter. Com o tempo, poeira e sujeira se acumulam nos espaços entre os dentes, impedindo que deslizem suavemente. A sujeira também pode causar abrasão, desgastando os dentes do zíper. A solução? Limpeza regular.

Segundo Munter, lavar seus zíperes apenas com água não é suficiente; para realmente remover sujeira e poeira das pequenas fendas, você precisará de um emulsificante, como sabão ou detergente. Embora lavar uma jaqueta na máquina após o uso resolva a maior parte da sujeira, vale a pena usar uma escova e sabão se você realmente sujar a jaqueta em, por exemplo, uma viagem de escalada. Se o zíper que você quer limpar está em uma barraca ou bolsa grande, que você não gostaria de colocar na máquina, Munter recomenda escová-los com água e sabão.

Compre maior (ou carregue menos)

Já estabelecemos que zíperes são dispositivos de compressão terríveis. A melhor maneira de resolver isso é aumentar o tamanho. Para jaquetas, pense em comprar um tamanho maior que permita vestir confortavelmente várias camadas por baixo, disse Ross. Quanto a mochilas e malas? Se você se pegar fechando a bagagem com força, ela não é grande o suficiente. Leve menos coisas ou compre uma bolsa maior.

Passe cera nos seus zíperes

Fry aprendeu uma lição valiosa de cuidado com zíperes quando trabalhava na Simms e observava eles encerarem os zíperes à prova d’água das waders (calças impermeáveis).

“Parece bobo, mas quando você tem um zíper grande e robusto, um pouco de cera pode fazer uma grande diferença”, disse Fry. “Você não precisa de um lubrificante líquido que manche o tecido, mas um bloco de cera de vela resolve o problema”. Conforme você move o cursor para cima e para baixo, ele esquenta e derrete a cera na base dos dentes.”

Você não precisa de muito: um único deslizar ao longo do zíper tem o benefício de lubrificar o processo e também evitar que areia e sujeira entrem. Ambos melhoram a longevidade do zíper por anos.

*Outside USA