Guia para comprar bem uma bike usada

Por Redaçãoco

comprar bike usada

Se você está sem grana para investir numa bike novinha mas quer fazer um upgrade (ou até pegar sua primeira bike), comprar uma bike usada bacana pode ser sua melhor opção. Veja alguns conselhos de ouro para garantir um bom negócio em uma bike que já fez alguém feliz e agora pode ser sua.

Leia também

+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?

+ 10 mitos sobre o bike fit

Procure em todo tipo de lugar
Além de procurar em lugares tipo família vende tudo, internet e brechós, faça a limpa em bicicletarias atrás de peças usadas de bike, abandonadas pelos donos quando eles fazem algum upgrade. Ter boas relações com os donos de lojas da sua região pode ser muito útil para você encontrar o que está buscando. Lembre de sempre comprar alguma coisinha, mesmo que seja uma câmara nova.

Jogue conversa fora
Às vezes, quando você começa a papear com um vendedor, você descobre sobre outras bikes ou peças que ele talvez nem estivesse considerando vender. É bom ir sem pressa. Comprar uma bike usada pode acabar até te trazendo outras coisas bacanas, como dicas de manutenção ou um roteiro de cicloviagem.

Faça a lição de casa
É mais fácil achar o que está procurando se você sabe exatamente o que quer. Tenha em mente tamanho do quadro, material do qual ele é feito, que tamanho de aro você quer, que faixa de qualidade está esperando. É difícil fazer um bom negócio sem saber absolutamente nada sobre bicicleta.

Não seja exigente demais
Se você chegar causando e perguntando “Não tem nenhum Campagnolo aí não?”, pega mal. Chegar sem expectativas sempre funciona melhor. Fale um pouco do uso que você espera fazer da bike, pergunte o que tem de interessante, despretensiosamente. Além disso, tenha paciência. A bike perfeita para você dificilmente vai aparecer logo de cara.

Cheque com cuidado
Procure com atenção sinais de desgaste – amassados de batidas, roscas ou movimento central espanados – e não esqueça de reservar uma graninha no orçamento para revisão e eventual troca de peças

Negocie
Perguntar não ofende. É sempre válido fazer suas propostas. Obviamente, não faça propostas inviáveis! Neste momento em que o mercado de bikes, seja novas ou usadas, está superaquecido, você pode acabar perdendo a bike e virando motivo de piada.