O máximo de aventura que você pode ter no cinema: o guia definitivo para o Rocky Spirit 2024

Por Redação

O clima de cinema a céu aberto fica ainda mais intenso quando o telão alta definição ilumina o parque. Foto: Divulgação.

É curioso pensar em passar tanto tempo ao ar livre durante um festival de cinema, mas é exatamente isso que o Festival Rocky Spirit consegue proporcionar de maneira única.

Rodeados pelo verde do Parque Villa-Lobos, os participantes se reúnem para desfrutar de sessões de cinema, mas também de shows, aulas de yoga, atividades de bike, food trucks e muito mais.

Veja também
+ Como curtir o Rocky Spirit 2024 no Parque Villa-Lobos sem perrengues
+ 14 filmes de ciclismo para assistir no Rocky Spirit
+ Rocky Spirit: cinema ao ar livre e atividades gratuitas neste final de semana, no Parque Villa-Lobos

O evento promete ser uma verdadeira celebração do mundo outdoor neste final de semana (31 de agosto e 1 de setembro), a partir das 13 horas (de Brasília), no gramado do Villa-Lobos, na capital paulista. E o melhor: tudo na faixa.

Desde 2011, o Rocky Spirit conta com uma refinada seleção de filmes nacionais e internacionais com a temática outdoor. A programação inclui o melhor de renomados festivais internacionais como Mountainfilm Festival e o Reel Rock.

Por que participar

Para chegar à seleção final, foram avaliados mais de 300 filmes, com um recorde de produções nacionais. Entre os 55 documentários selecionados, 19 são filmes brasileiros, o maior número desde o início do evento, em 2011.

Todos serão exibidos em um telão de alta definição de 150 m2. E o tempo não para entre os filmes.

Ao se acomodar no gramado do Villa-Lobos, você também vai notar que a presença de atletas, diretores e personalidades do mundo outdoor costuma ser comum durante o Festival. Ou seja, as chances de encontrar um (ou muitos) dos seus heróis da aventura são grandes.

No sábado, por exemplo, Aretha Duarte, primeira negra latino-americana a chegar ao topo do Everest e que trabalhou com reciclagem para ajudar a bancar a expedição, estará presente no Parque Villa-Lobos para apresentar o seu longa-metragem.

No domingo, será a vez de a diretora e multiatleta Karina Oliani e o guia Maximo Kaush falarem sobre a produção Despertar.

O que esperar

O Rocky Spirit é uma oportunidade única de os brasileiros ficarem a par dos melhores filmes sobre esportes de aventura e meio ambiente produzidos no Brasil e no mundo, e que dificilmente teriam a chance de assistir em outro lugar.

Este ano, a programação do festival começa no sábado, 31 de agosto, às 13 horas (de Brasília). As exibições começam sempre no início da noite, a partir das 19 horas, tanto no sábado como no domingo.

O clima de cinema a céu aberto fica ainda mais intenso quando o telão alta definição ilumina o parque. Bem antes, no início da tarde, a partir das 13h, os grupos de amigos e familiares já podem entrar no clima de festa no parque.

A organização do Rocky Spirit oferece uma programação variada, com a atividades e ativações para adultos e crianças, como recreação infantil com o Acampamento Go Outside, aulas de yoga, entre outras.

Food trucks e shows alimentam o corpo e a alma dos visitantes. No sábado, a partir das 17h30, DJ Nuts sobe ao palco para tocar versões dançantes de clássicos da MPB. No domingo, no mesmo horário, é a vez da banda Serial Funkers colocar os paulistanos para dançar.

Vale reforçar que é tudo gratuito. A programação completa do festival está disponível no site Rocky Spirit.

Aproveite ao máximo sua visita

Para tornar a experiência ainda mais confortável e divertida, alguns preparativos podem ser úteis.

Vá de bike

Deixe o carro em casa e vá pedalando, de táxi, Uber ou transporte público (a estação de trem Jaguaré fica bem pertinho). Se isso não for possível, lote o carro com a galera (os estacionamentos do parque ficarão abertos até o fim do festival).

Chame a raça

Ir com amigos pode tornar a experiência ainda mais divertida. Combine de se encontrar cedo para garantir que todos possam sentar juntos. Também dá para levar o dog.

Chegue cedo

Como as exibições são ao ar livre e gratuitas, pode haver procura por bons lugares. Chegar cedo garante que você encontre um espaço confortável para assistir aos filmes.

Leve uma canga ou manta

O chão pode ficar frio à noite, então leve algo para se sentar e, se possível, um cobertor extra para se cobrir. Tapetes de piquenique também são uma boa ideia.

Vá preparado para o clima

As noites em São Paulo nesta época do ano podem ser frescas, então leve um casaco ou jaqueta para se manter quentinho. Além disso, um guarda-chuva ou capa de chuva pode ser útil, caso o tempo mude de repente. Durante a tarde, recomendamos o uso de protetor solar.

Traga lanches e bebidas

Embora o Parque Villa-Lobos tenha food trucks e barracas, é sempre uma boa ideia levar seus próprios lanches e bebidas para evitar filas ou garantir que você tenha algo que goste.

Use roupas confortáveis

Vista-se com roupas confortáveis, apropriadas para sentar no chão e para as variações de temperatura durante a noite.

Programação

Confira a programação completa*

13h às 15h – Oficina Tira-Rodinhas com Acampamento Go Outside
15h – Oficina Equilíbrio Para Todos os Corpos by La Class Excêntricos
16h – Aula de yoga com Claudia Faria
17h30 – Shows
Sábado 16/09 – DJ Nuts
Domingo 17/09 – Banda Serial Funkers
19h – Filmes
22h – Encerramento

Programação filmes*

Sábado (31 de agosto)

Fuego
Kin
Kalungueiro Guerreiro (presença do diretor Lucas Szabo)
L’Amour de ma vie
Lexicon
Presence (presença das diretoras Bia Vilela e Luiza de Andrade)
Aretha no Everest (trailer + presença de Aretha Duarte e diretoras Robertas Estrela d’Alva e Tatiana Lohman)
Desert Wings
The Puzzle
Yin & Yang (presença da atleta Lua Barros)
The Forgotten Coast
Everesting (trailer + presença dos diretores Gustavo Ziller e Luan Lobo)
Re
Jirishanca

Pôster do Rocky Spirit 2024. Foto: Reprodução.
Domingo (1 de setembro)

Ridgelines
Freya
Relevos (presença do diretor Tristian Pae e do produtor Vinicius Mobi)
Alaska Segment
Alternativas
Que Haja Vento (presença da diretora Bia Pinho)
Sierra
Despertar (presença da diretora Karina Oliani e do guia Maximo Kaush)
Payday
Silêncio da Formação (presença do diretor Binho Benvenutti e equipe)
Medos e Mitos (trailer + presença do diretor Abelardo Walsh)
Climbing for Gold
Gauna (presença do diretor Loic Wirth)

Festival virtual

O Rocky Spirit também conta com uma versão online. Entre 2 e 15 de setembro, é possível ver e rever os filmes do festival no conforto de casa, incluindo ainda muitos filmes que não foram exibidos no parque e são exclusivos do streaming.

O Rocky Spirit 2024 tem patrocínio de BYD e Combustíveis Gulf, apoio de Fjällhäven Brasil, mídias oficiais Go Outside e Hardcore, parceria Mountain Film e realização Rocky Mountain Sports Content.

*programação sujeita a alterações