O guia definitivo para você mandar bem nas refeições do camping

Por Redação

camping
Siga essas dicas e garantimos que você não passará fome no outdoor. Foto: Wild vibes / Unsplash / Outside.

Se você é novo no mundo do camping, saiba disso: a parte da comida não precisa ser complicada. Dormir ao ar livre renova a alma, seja saboreando um sanduíche de banana e pasta de amendoim ao lado da fogueira ou preparando uma refeição completa de quatro pratos.

Se decidir o que comer for o seu maior obstáculo, basta levar uma lata de sardinha enlatada ou uma salada pronta. No entanto, criar pratos saborosos e criativos para o acampamento pode se tornar uma parte divertida da experiência.

“Para mim, uma grande parte do camping é a companhia que você tem, e a comida que você prepara faz parte disso”, diz Linda Ly, autora do livro The New Camp Cookbook. “Presumivelmente, você não tem internet, não está online, não está assistindo TV”, ela acrescenta, destacando que, sem essas distrações, você pode sentir vontade de preparar uma refeição de verdade.

Claro, ao contrário da cozinha de casa, não há uma pizza congelada de emergência no freezer caso algo dê errado. Por isso, é importante ter um plano. Siga essas dicas e garantimos que você não passará fome.

Veja também
+ Acampar sozinho ou com amigos, qual é melhor?
+ Como encarar uma trilha com lama: veja 6 dicas
+ As 7 trilhas mais selvagens da Patagônia

Planeje seus dias

Se você vai escalar um pico no domingo, esse é o dia ideal para comer mingau de aveia instantâneo no café da manhã e jantar um prato pronto desidratado que só precisa ser aquecido. Guarde suas habilidades culinárias para um momento em que a principal atividade do dia seja tomar um drink e ler na rede.

Seja preguiçoso

Mesmo que você seja um cozinheiro que faz tudo do zero em casa, essa não é a hora de preparar seu famoso filé ao molho madeira. Segundo Brian Jump, diretor de operações de campo da REI na América do Norte, as melhores compras de acampamento também incluem petiscos e refeições prontas para aquecer. Pegue carnes pré-marinadas, saladas prontas e até ravioli refrigerado ou bolinhos congelados, que cozinham muito bem no fogareiro.

Falando em fogareiros, teste o seu agora

Se o seu fogareiro é novo para você, acenda-o pelo menos uma vez antes de sair. Primeiro, para garantir que você tem o tipo certo de combustível e sabe como ligá-lo. Além disso, fogareiros de acampamento costumam ter um tamanho um pouco desajeitado. As panelas que você pretende levar podem não se encaixar bem nos queimadores — vale a pena conferir antes. Por fim, fogareiros e utensílios de cozinha para camping aquecem de forma diferente dos seus equipamentos domésticos. (Panelas para acampamento são mais finas e, portanto, cozinham mais rápido, o que pode aumentar o risco de queimar a comida.) Melhor descobrir isso enquanto você ainda tem uma despensa abastecida à disposição.

Ah, você vai cozinhar na fogueira?

É uma opção divertida, mas exige um pouco de prática, diz Jump. Ele geralmente prepara os pratos principais em um fogareiro confiável e usa a fogueira apenas para aquecer pão rústico. No entanto, Ly prefere cozinhar diretamente no fogo e reserva o fogareiro para esquentar água e fazer panquecas. No final, isso vai depender da sua preferência pessoal. Apenas saiba que, na maioria das vezes, você não cozinha sobre as chamas, e sim sobre brasas quentes. (Leve sua panela de ferro fundido e confira este guia sobre como usá-la.)

Faça o máximo de preparo em casa

Ly quebra os ovos dentro de potes de vidro, eliminando o risco de uma “explosão de ovos” dentro do cooler. Você pode batê-los antes ou não — fica a seu critério, só não esqueça de mantê-los refrigerados. Ela também corta antecipadamente qualquer vegetal que mantenha sua textura depois de picado, como pimentões, batatas, cenouras e cebolas. Já tomates e pepinos devem ser mantidos inteiros, pois tendem a ficar moles depois de cortados.

Leve petiscos

Enquanto guiava grupos, Jump rapidamente percebeu que o segredo para manter todos felizes era alimentá-los bem. Isso é especialmente importante no final do dia, quando você termina uma trilha e está prestes a ficar mal-humorado de fome. Antes de começar a preparar qualquer refeição, ele sempre separa algum aperitivo para segurar a fome da turma. Seu favorito é um pedaço de brie coberto com um punhado de nozes e frutas secas, embrulhado bem em papel alumínio e aquecido por alguns minutos nas brasas da fogueira. “As pessoas ficam impressionadas quando você serve um brie assado no acampamento”, ele diz — e o melhor: dá quase nenhum trabalho.

Organize seu cooler da maneira certa

Como o calor sobe, a parte mais fria do cooler é o fundo, explica Jump. É lá que você deve armazenar os itens que não vai usar nos primeiros dias. (Isso também evita que você fique revirando tudo o tempo todo.) O gelo mantém o cooler frio, mas à medida que derrete, cria uma bagunça. Em vez disso, Jump recomenda blocos de gelo artificiais, que são reutilizáveis e congeláveis. “Eles são extremamente frias e não condensam,” ele diz. Ele distribui alguns pelo cooler, eliminando completamente a necessidade de gelo. Outra dica: leve suas bebidas em um cooler separado. Abrir a tampa repetidamente para pegar uma cerveja gelada reduz drasticamente o tempo que seu cooler principal permanecerá frio.

Monte uma área de preparo de alimentos

Ly sempre leva sua própria mesa de camping, caso não haja uma mesa de piquenique no local ou ela não esteja em um lugar conveniente. (Isso também ajuda a manter o fogareiro fora do alcance de seus filhos pequenos.)

Não esqueça da louça

Sim, você ainda vai precisar lavar louça no meio do mato. Mantenha todos os itens de lavagem juntos para não ter que procurá-los no escuro e, enquanto come, aqueça uma chaleira de água no fogareiro. A água morna torna o processo muito menos desagradável e mais rápido, pois ajuda a dissolver restos de comida e gordura, diz Jump. Tanto Ly quanto Jump utilizam um sistema de três baldes: o primeiro com água morna para remover os restos de comida, o segundo com água e sabão, e o terceiro para enxágue. Você pode comprar baldes dobráveis específicos para essa tarefa ou simplesmente levar algumas bacias de plástico de casa. Ly gosta de deixar a louça secando dentro de uma sacola de lavanderia de malha pendurada em um galho de árvore.

Siga as diretrizes do Leave No Trace ao descartar a água suja. Passe a água por um coador antes de despejá-la em um outro balde. Certifique-se de despejar a água a pelo menos 60 metros de riachos ou lagos e longe do seu acampamento. Os restos de comida que ficarem no coador devem ser jogados em uma lixeira à prova de ursos ou levados de volta com você — até mesmo pequenos pedaços podem causar problemas na natureza.