No último final de semana (16 – 18/9), o fenômeno do skate, Gui Khury, foi vice-campeão da última etapa do STU National 2022, em Recife, mostrando altíssima performance na categoria Park.
+ Festival fitness terá dois palcos simultâneos com diferentes aulas em SP
+ Tudo pronto para a etapa de Caraguatatuba do XTERRA Brazil
+ Equipe brasileira segue firme no ISA World Surfing Games
O jovem de apenas 13 anos, que terminou na terceira colocação geral da competição, é conhecido por dropar as mega rampas, que chegam a mais de 20 metros de altura – ou um prédio de 10 andares, além de ser detentor de 3 recordes no Guinness World – primeiro skatista a fazer um 1080° (3 giros completos no ar) em um campeonato, atleta mais jovem a vencer o X-Games e o de atleta mais jovem a participar de um X-Games (masculino); que é o principal campeonato de esportes radicais do mundo, da qual ele detém cinco medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e uma de bronze.
“Gostei muito de ter participado de um campeonato tão importante como esse, estou animado para as próximas competições”, conta. Após garantir a medalha de prata no STU em Recife e manter o alto nível ao longo de toda temporada, Gui mira cada vez mais no sonho de fazer um ciclo olímpico. Inclusive, para o jovem atleta, a evolução por conta do alto nível de disputa serviu para se preparar ainda mais para o seu maior objetivo no momento. “Tinha me planejado para disputar mais competições no Park, porque é outra categoria que gosto de praticar e que tem nas Olimpíadas, que é um sonho que quero muito realizar um dia”, explica o skatista.
Com o projeto Paris 2024 sendo levado a sério, aproveitando as competições para evoluir cada vez mais, Gui Khury também se dedica aos treinos. Conhecido por ter seu próprio centro de treinamento, a Greenbox, o skatista conta com uma estrutura de ponta que contempla um bowl, uma pista de vert e uma Mega Park, que é, inclusive, a maior pista do Brasil no formato Mega, e onde foi sediado um campeonato no qual o anfitrião foi o vitorioso. O espaço fica localizado em Curitiba, onde mora com os pais.
O próximo compromisso do skatista será em outubro no STU Open, que será sediado no Rio de Janeiro.