Guarda-roupa verde

VIDA SIMPLES: A canadense Verena Erin, adepta de um guarda-roupa descomplicado e ecológico

A canadense Verena Erin estudou moda e trabalhou na indústria até perceber a dura realidade da produção têxtil. “Vi de perto o quanto a produção global de roupas custa ao meio ambiente e às pessoas que trabalham nela. Decidi seguir uma direção diferente”, conta. Vivendo na Alemanha há dois anos, Verena decidiu publicar suas ideias para um consumo mais consciente em seu canal no YouTube, o My Green Closet. Nele, ela fala sobre atitudes ecológicas na hora de se vestir, seguindo um pegada mais minimalista e natural.

Sua ideologia é baseada no decluttering (o processo de ter cada vez menos coisas), e para isso ela recomenda que seus seguidores façam uma forte avaliação do que existe em seus armários e livrem-se de itens repetidos ou desnecessários. Para cada estação do ano, Verena prepara um “guarda-roupa cápsula”: algumas peças-chave de qualidade que funcionam bem juntas e combinam entre si, facilitando as escolhas na hora de se vestir e ocupando menos espaço. A recomendação é sempre escolher itens de boa qualidade, que sejam produzidos de maneira ética, com matérias-primas naturais e de preferência veganas.

A seguir, selecionamos dois vídeos feitos recentemente por Verena. O primeiro é uma lista de coisas que ela não compra mais: itens adquiridos por impulso, roupas para eventos especiais, outras que não duram muito. “Pode parecer esquisito falar que eu não compro o que já tenho, mas na verdade é um hábito muito comum entre grande parte das pessoas”, diz.

No segundo vídeo, inspirado pelo consumo exacerbado da Black FridayVerena lista dez atividades mais legais que fazer compras. A primeira recomendação de Verena: go outside. “Estar em contato com a natureza é o contraste perfeito para o ambiente horroroso dos shoppings. Você pode fazer uma caminhada relaxante, se exercitar, pedalar, correr ou simplesmente aproveitar seu tempo ao ar livre”, diz.