Uma parte do nosso cérebro se acende quando vemos comida. Essa é a conclusão de um artigo do MIT publicado na revista científica Current Biology. De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, os neurônios que se excitam quando vemos uma refeição apetitosa ficam próximos da região que responde a rostos, corpos, lugares e palavras.
+ Não consegue dormir depois de escalar? Tente isso
+ Dermatologista indica cuidados com a pele para o Rock in Rio
+ Nuvens em formato de rolo: entenda fenômeno que ocorreu no litoral de SP e RJ
“A comida é central para as interações sociais humanas e práticas culturais. Não é apenas sustento”, diz Nancy Kanwisher, membro do Instituto McGovern de Pesquisa do Cérebro e Centro de Cérebros, Mentes e Máquinas do MIT.
O estudo pode ressignificar a relação que os seres humanos têm com a comida, acreditam os cientistas.
Na busca de descobrir como funcionaria a estrutura central do fluxo visual ventral, Kanwinscher e Meenakshi Khosla, pós-doutorando no MIT e principal autor do novo estudo, resolveram analisar um grande banco de dados público de respostas do cérebro humano a um conjunto de 10.000 imagens.
Eles acreditam que, em estudos futuros, vão poder explorar como as respostas das pessoas a certos alimentos podem diferir dependendo de seus gostos ou de sua familiaridade com certos tipos de alimentos.