Um grupo de mergulhadores está transformando itens de plástico como garrafas plásticas que antes poluíam o oceano em máscaras faciais para as pessoas se protegerem contra o coronavírus.
As máscaras são feitas pela Professional Association of Diving Instructors (PADI), na Califórnia, em parceria com a Rash’R, uma empresa que vende roupas ecológicas. Cada máscara reutilizável custa US$ 20,40 (R$ 111,99) e vem com cinco filtros de substituição. O preço reflete o custo necessário para fazer cada máscara, afirma a PADI em seu site.
+ Sua bandana tubular não é uma máscara ideal contra o COVID-19
+ Como fazer uma máscara caseira de bandana contra coronavírus
“Não estamos lucrando com este produto”, disse à CNN Lisa Nicklin, vice-presidente de marketing de consumidor da PADI Worldwide. “Somos uma organização de coração e alma. Preocupamo-nos com o oceano e nossa comunidade de mergulhadores, por isso queríamos colocar nossas mãos em nossos corações e dizer que não estamos lucrando com esse momento difícil.”
As máscaras, atualmente disponíveis para pré-encomenda, vêm em cinco modelos diferentes, com estampas de animais marinhos, como tubarões-baleia, arraias-manta e grandes tubarões brancos. Existe até um feito para crianças de 4 a 10 anos.
Mais de 15.000 máscaras já foram encomendadas, e a PADI e a Rash’R tiveram que aumentar rapidamente a produção para atender à demanda.
“Subestimamos o quão popular eles seriam”, disse Nicklin. “Eu acho que (os consumidores) simplesmente acharam que era uma grande coisa a fazer pelo oceano e também compravam algo que eles precisavam”.
De acordo com a associação, com base no número de pedidos atuais, as máscaras ajudaram a remover e reutilizar 570 kg de plástico do oceano.
O uso de máscaras faciais não eram aconselhadas à toda a população no início da pandemia, mas pesquisas mostraram que o coronavírus pode se espalhar conversando e possivelmente respirando. Essa orientação também inclui praticar o distanciamento social o máximo possível.
A compra de máscaras faciais reutilizáveis como as vendidas pela PADI permite que as pessoas se protejam enquanto reservam as máscaras de respiração e máscaras cirúrgicas N95 para os profissionais de saúde nas linhas de frente da pandemia.