Graveredas reúne os amantes do cascalho no interior de Minas Gerais

Por Redação

Graveredas rola ao melhor estilo gravel em Três Marias. Foto: Luciano Lucky / @lucky.bikervegan.

Entre os dias 29 de abril e 1 de maio, o Graveredas reuniu a galera do ciclismo para um encontro de muita aventura e confraternização na cidade de Três Marias, interior de Minas Gerais.

A proposta do evento era um pedal livre de muitas regras, com opções de percursos de 80 ou 130 quilômetros. A partir do km 54, em uma bifurcação, o ciclista também tinha a liberdade de alterar a escolha da distância.

Veja também
+ Gravel e MTB garantem sucesso do pedal no Rocky Mountain Games
+ Nova rota de bike vai cruzar mais de 1.000 km pelo interior de Minas
+ 5 dicas de receitas assinadas por quem entende de sabor e de aventura

“Apesar de ser um evento pensado para a modalidade gravel, o Graveredas foi algo como a Unbound Gravel, nos EUA”, conta André Zumzum, da Caminhos de Rosa, organizadora do evento.

“Queríamos de verdade que fosse um momento de alegria e descontração. Havia bikes para todos os gostos, desde uma lindíssima Trek da década de 90, toda original, até MTB, bike elétrica, gravel de última geração”, destaca Zumzum.

Ao melhor estilo cascalho rolado e rock n’roll, o evento reuniu mulheres, montanhistas, maratonistas e também foi a primeira competição de muitos presentes.

A largada aconteceu no domingo (30), às 6:40 horas, com um deslocamento na cidade de 6,5 km até atravessar o centro urbano de Três Marias. Dali, ao final da cidade, foi dada a largada em movimento.

A chuva não só deixou o percurso o mais rolado possível, como formou neblina, o que gerou ótimas condições para pedalar: clima ameno, úmido, sem sol.

“No sábado choveu muito, o que preocupou os atletas, mas avisamos que aqui no sertão de Minas chuva é sinal de graça! O piso é duro, o que fez vibrar um pouco as bikes, mas é cascalho rolado, sem pegadinhas, buracos e pedras grandes. Não formou barro, ou nada que pudesse grudar na bike, pelo contrário, tornou o piso mais confortável e veloz”, conta André.

No km 77 do percurso mais longo havia uma cachoeira, um ponto neutro onde os atletas foram obrigados a descansar por pelo menos cinco minutos. “A prova foi muito rápida, sendo que às 14 horas, todos os 35 atletas haviam chegado”, finaliza Zumzum.

Os três primeiros atletas masculinos e femininos de Gravel foram coroados no pódio e depois rolou uma confraternização com direito a banda de rock nacional e chopp na faixa.

Confira abaixo alguns dos melhores momentos do Graveredas.






Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo